Drummond prepara alunos para as habilidades do século XXI

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As mudanças e as transformações do mundo exigem que os jovens desenvolvam capacidades específicas para o novo contexto do mercado de trabalho Drummond prepara alunos para as habilidades do século XXI. Um dos pilares definidos pela Unesco é o “aprender a aprender”, metodologia que incentiva o processo de aprendizagem autônomo. O foco nesse caso não é apenas o conteúdo em si, mas o caminho a ser percorrido para chegar às informações.

O Connected World constitui um itinerário formativo cuja proposta está em consonância com as orientações sugeridas pelo Ministério da Educação. As aulas e atividades desenvolverão competências e habilidades que ajudarão os alunos no mundo acadêmico e no mercado de trabalho em um momento de mutações das profissões. As práticas educacionais serão realizadas em laboratórios, os FabLabs Drummond, estruturas equiparadas ao que há de mais avançado em tecnologia.

O programa multidisciplinar estimula a criatividade, a liderança e a autoconfiança, assim como auxilia na construção da identidade e na prática educacional. Os alunos trabalham com aplicações práticas das disciplinas, uma das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Colégio Drummond, visando se antecipar às novidades do Ensino Médio, inseriu nos últimos anos conteúdos e iniciativas para preparar seus alunos para o futuro. O ensino bilíngue e a implementação da disciplina de Jogos Digitais foram algumas das mudanças feitas com o objetivo de tornar o ensino mais alinhado às necessidades e demandas do século XXI.

As áreas de Inovação e Tecnologia (Innovation Technology) e Negócios Inteligentes (Business Intelligence) são as abordadas no 1º e no 2º ano do Ensino Médio respectivamente. No 3º ano, o foco é aprofundar os conhecimentos construídos ao longo da vida escolar de forma a preparar o aluno para o Enem e a vida acadêmica.

Dentro dos eixos temáticos, os alunos ainda abordarão temas como inteligência emocional, proficiência em novas mídias, pensamento adaptativo e imersão tecnológica. A preparação profissional passa pelo desenvolvimento dessas competências.

Para a professora Fábia Dantas, uma das coordenadoras da iniciativa, é necessário estimular o trabalho em equipe e a união de diferentes áreas do conhecimento: “Trabalhamos para alcançar um objetivo comum, de modo que as diferentes abordagens e habilidades contribuam completamente para a realização de um projeto”.

Em relação à preparação para o Enem e os vestibulares, Fábia diz que os alunos são preparados durante os três anos letivos: “As aulas são contextualizadas, dinâmicas e interativas. Além disso, os estudantes têm simulados nesse percurso”.

O ensino bilíngue é intensificado durante os anos do Ensino Médio, com a utilização instrumental do idioma na resolução de conflitos do cotidiano através da interpretação de textos escritos e simbólicos. O exame de proficiência FCE (First Certificate in English), promovido pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, também é aplicado no Ensino Médio.

Visando insuflar nos alunos as competências necessárias para ingressar no Ensino Superior e no mercado de trabalho, o Drummond fez um esforço concentrado na Língua Inglesa e nas áreas de Business Intelligence e Inovação. “Entre as disciplinas escolhidas para a formação do aluno estão Manufatura Digital, Robótica e suas Aplicações, Meio Ambiente e Saúde, Gestão de Conflitos, Gerenciamento de Projetos, Liderança e Coaching”, diz o professor Wesley Oliveira, especialista em Sistemas de Informação e Engenharia de Projetos.

Wesley ressalta que a experiência prática modifica o aprendizado dos alunos: “Através da experimentação, o aluno é provocado a pensar ativamente sobre o que ele está vendo, estimulando cada vez mais o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula e despertando a curiosidade e o interesse”.

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