Sistema de Bibliotecas Grupo Drummond
Os campi do Sistema de Bibliotecas do Grupo Drummond contam com um total de 5 bibliotecas, que compreende uma biblioteca central, localizada no Campus Tatuapé, e bibliotecas setoriais nos campi: Penha, Vila Formosa, Ponte Rasa e Neo Química Arena, que atendem às demandas dos cursos oferecidos nas demais unidades da Instituição.
Neste setor, a comunidade acadêmica tem acesso a recursos essenciais para o desenvolvimento de atividades de pesquisa. O acervo é composto por mais de 55 mil títulos, entre obras clássicas e contemporâneas, técnicas e científicas. São disponibilizados, ainda, periódicos com assinaturas permanentes e coleções multimídia.
Para facilitar o dia a dia dos usuários, o Sistema de Bibliotecas Drummond está integrado por meio do Software PHL (Personal Home Library). Esse padrão baseia-se no formato UNISIST/Unesco (MARC, USMARC, UKMARC, UNIMARC, MARC21 etc.) e integra em tempo real todos os serviços e rotinas das bibliotecas, como empréstimos, aquisição, tombamento, controle de fascículos, renovação, entre outros serviços.
Também são disponibilizadas no setor, atividades de orientação bibliográfica, espaços para estudos individuais e em grupo e recursos tecnológicos para o estudo, entre os quais computadores, fixos e móveis, e rede wi-fi.
Missão
O Sistema de Bibliotecas do Grupo Drummond tem como missão promover o acesso, disseminar a informação e o conhecimento, oferecendo suporte necessário para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, proporcionando infraestrutura adequada para o corpo docente e discente da Instituição.
Política de Atualização da Biblioteca
O objetivo geral da Política de Desenvolvimento de Coleção é estabelecer critérios para gerir os recursos informacionais disponíveis com base nas orientações e diretrizes estabelecidas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e pelo Projeto Pedagógico dos Cursos (PPCs) dos cursos e, em consonância com as necessidades informacionais dos usuários: professores, alunos, comunidade de egressos, estabelecendo critérios para a formação e atualização do acervo.
O processo de atualização do acervo compreende a compra, doação e permuta dos materiais bibliográficos.
As Bibliotecas realizam a aquisição dos livros nacionais e importados de forma direta, por meio de: levantamento bibliográfico, cotações e fechamento dos pedidos.
O processo de aquisição e controle das assinaturas dos periódicos também são realizados de forma direta pela biblioteca.
Esse é um processo dinâmico e contínuo, mesmo em período de férias acadêmicas.
Para adquirir os itens que deverão compor o acervo, a Biblioteca recebe as indicações dos coordenadores e professores, tanto de literatura básica quanto complementar e novos lançamentos editoriais. Esse processo de indicação é digital, feito pelo Portal https://drummond.com.br/consulta-ao-acervo – Serviços / Renovações e Reservas / Sugestões de Compra; ou, ainda, por meio do endereço de e-mail das bibliotecárias. Os solicitantes são informados via e-mail da aprovação ou não de suas indicações/sugestões.
Os critérios essenciais para seleção das obras são: adequação do material aos objetivos e nível educacional da Instituição; autoridade do autor e/ou editor; atualidade, qualidade técnica e número de usuários potenciais que poderão utilizar o material e títulos destinados a atender a demanda das linhas de Pesquisa e Extensão.
A aquisição das obras que fazem parte das bibliografias básicas e complementares dos cursos é feita respeitando os critérios estabelecidos pelo MEC.
Como subsídio para esse processo, a biblioteca disponibiliza aos coordenadores e docentes catálogos e lista de editoras especializadas, assim como base de dados referenciais para consulta.
As doações remetidas às Bibliotecas são analisadas antes de integrarem o acervo, sendo mantido somente o que interessa à Instituição, evitando exigências incompatíveis por parte dos doadores.
São aceitas as doações que se enquadrarem nos seguintes critérios: atualização do tema abordado no documento; estado físico do documento e documentos de interesse para a Instituição.
Plano de Contingência
Neste documento estão relacionadas às medidas a serem adotadas em casos de emergências, que podem ser causadas por riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais. De acordo com os riscos mais frequentes, elaborou-se um planejamento que visa responder de forma estruturada às situações críticas e que possam afetar o funcionamento do ambiente interno da Biblioteca, de maneira isolada ou simultânea seus acervos físicos e bases de dados virtuais.