A demanda por cursos tecnólogos, modalidade do ensino superior que atende diretamente às necessidades do mercado de trabalho, aumentou 331% entre 2014 e 2016, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os cursos tecnólogos apresentam menor tempo de duração e costumam ter mensalidades mais atrativas. No UniDrummond, são diversas opções de cursos para quem deseja uma formação tecnológica. Há ainda a possibilidade de ingressar com bolsa de até 100% através do Vestibular Social.
Os cursos tecnólogos costumam ter 2 anos de duração e podem ser uma via mais rápida para garantir a empregabilidade – já que os bacharelados e as licenciaturas têm duração mais longa, de 4 ou 5 anos. A inserção no mercado de trabalho é apontada como a principal vantagem desse tipo de graduação, segundo os próprios estudantes. A boa aceitação pelas empresas é o principal motivo da escolha, de acordo com dados do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimento de Ensino Superior no Estado de São Paulo).
Toda a estrutura curricular é montada pensando nos aspectos práticos da profissão. Os tecnólogos funcionam tanto para quem deseja ingressar no mundo corporativo, quanto para quem já ocupa cargos de nível médio e deseja investir em crescimento profissional. Após o fim do curso, é possível iniciar uma pós-graduação, o que acelera a formação e torna o detentor dos diplomas mais capacitado e disputado no mercado.
O momento é promissor para quem procura por essa modalidade de formação no Brasil. A área de Análise de Sistemas, por exemplo, foi uma das que mais contrataram nos primeiros quatro meses de 2018, indo na contramão do cenário de desemprego geral. Foram mais de 15 mil profissionais contratados com carteira assinada, segundo levantamento realizado pelo site Quero Bolsa com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Outra área que passa longe da crise é a de Gestão de Recursos Humanos. Foram mais de 6 mil analistas contratados só no começo do ano. Os profissionais de RH são disputados pelo mercado, já que o sucesso de uma empresa passa pelo gerenciamento de pessoal. Nas empresas bem-sucedidas, o processo de gestão de talentos apresenta frequência 3,4 vezes maior do que em empresas não tão bem-sucedidas, diz estudo com participação da MicroPower, do Institute for Learning & Brasil e da World Federation of People Management Associations (WFPMA).
Em suma, o tecnólogo é hoje bem recebido pelo mercado e a valorização das carreiras é crescente. A oferta de cursos vem aumentando no Brasil e é possível que em algumas décadas tenhamos uma realidade semelhante a de países como a Alemanha e os Estados Unidos, com quase 50% dos profissionais graduados optando por uma formação tecnológica. Já conferiu os cursos tecnólogos do UniDrummond? Clique aqui e conheça as opções.