Por que estudar Letras?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
por-que-estudar-letras

Conheça a área de quem estuda literatura e línguas. Descubra razões para estudar Letras

Se você gosta de ler, ensinar e aprender mais sobre idiomas novos ou conhecidos, o curso de Letras talvez seja para você. A área é mais ampla do que parece. Além de professor, o profissional também pode atuar como tradutor, revisor de textos, e várias novas áreas criadas pelo desenvolvimento da tecnologia. Descubra mais detalhes sobre a área a seguir:

A CARREIRA EM LETRAS

Quem opta pela área de Letras costuma se dedicar ao estudo da língua nacional e estrangeira, bem como da literatura. Em geral, atuam como professores, lecionando idiomas como português, francês, espanhol e até mesmo línguas mais antigas, que não são comumente usadas, como o latim. Com a licenciatura, ele pode atuar em escolas, universidades ou em centros de idioma, sendo essencial que ele saiba qual o público alvo que ele mais se identifica.

O mercado para o graduado em Letras também oferece espaço na área editorial, na qual o profissional poderá trabalhar na preparação, revisão ou tradução de textos, tanto comuns como acadêmicos. A maior parte dos cursos de graduação em Letras é voltada para a licenciatura.

O profissional que se forma em Letras também pode ser beneficiado pelos avanços tecnológicos: é possível trabalhar com criação de legendas para filmes e programas de computador. As empresas também se configuram como um mercado interessante para os formados, porque muitas delas contratam professores para ensinar determinado idioma para os funcionários.

CURSO DE LETRAS

Em relação ao curso de Letras, a duração média é de 4 anos em praticamente todas as instituições de ensino. Algumas das disciplinas que compões a grade curricular são: a Teoria Literária, a Semântica, opções de outros idiomas, que fica a critério do estudante escolher qual delas quer cursar, entre outras. Muitos alunos podem optar por conseguir um diploma duplo – tanto como bacharel como licenciado, possibilitando que ele dê aulas.

A prática é muito importante, principalmente para os profissionais que pretendem ingressar nas salas de aula. Por isso, muitas instituições fornecem projetos para que o estudante coloque em prática tudo o que aprendeu na teoria, além dos estágios, que podem ser remunerados ou não.

Fonte: Portal Universia

Inscreva-se para receber novidades

Fique por dentro das últimas novidades do Grupo Drummond