Por que devo cursar Ciência da Computação? Gostaria de trabalhar desenvolvendo sistemas e aplicações, montando estruturas de banco de dados e codificando programas? Você entende que a tecnologia pode ajudar as pessoas no cotidiano, gostaria de contribuir com seus conhecimentos para o avanço tecnológico?
Com o avanço das tecnologias na sociedade, o profissional de Ciência da Computação já é requisitado no mercado e os empregadores buscam por empregados que possuam conhecimento profundo em programação.
Perfil do aluno
O estudante de Ciência de Computação tem que gostar de tecnologia, ter facilidade com matemática, ser curioso e estar sempre atualizado.
Os alunos devem acompanhar as novas tendências do mercado e sempre estar a par do que está sendo desenvolvido e quais são as melhores ferramentas para trabalhar. É bom que o aluno também possua uma base de raciocínio lógico. O estudante irá desenvolver, analisar e solucionar problemas.
O que é estudado?
O curso possui 4 anos (8 semestres). O objetivo é que o aluno desenvolva programas, sistemas de informação, planejamento e gerenciamento de softwares. A proposta do curso visa a formação com sólida base teórica e prática na área de tecnologia, onde o formado será capaz de desenvolver sistemas complexos de processamento de informação.
Durante o curso, o aluno terá contato com diversas disciplinas como: programação, estrutura de dados, computação gráfica, sistemas operacionais entre outros.
Mercado de Trabalho
O profissional da área de tecnologia da informação encontra um mercado amplo e superaquecido, já que a maioria das empresas necessitam de serviços de informática. O setor industrial é um caminho, mas também existem muitos profissionais que são autônomos, prestando serviços terceirizados.
Outro fator importante é a grande necessidade de profissionais que trabalhem com dados e programação. Ciência da Computação é um dos cursos que farão falta no futuro. O trabalho com dados e profissionais de programação serão cada vez mais essenciais no mercado.
Quem se forma em ciência da computação pode exercer diversas funções, como: desenvolvedor, programador, analista de TI, arquiteto de software e muitas outras.