Os benefícios do intercâmbio vão além do aprendizado de outra língua

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
os-beneficios-do-intercambio-vao-alem-do-aprendizado-de-outra-lingua

Os benefícios do intercâmbio vão além do aprendizado de outra língua

assar uma temporada no exterior têm vantagens que excedem a aquisição de um segundo idioma. Segundo o Sebrae, o segmento de intercâmbios cresce, em média, 15% ao ano desde 2012. Nas últimas décadas, os preços ficaram mais acessíveis e as formas de pagamento foram facilitadas. Além disso, o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais especializados e o domínio de um segundo idioma já é pré-requisito em muitas empresas. Veja abaixo algumas vantagens de passar uma temporada fora do Brasil.

1 – Conhecer novas culturas

Morar em outro país faz com que o indivíduo tenha contato com outros modos de vida e expande os horizontes.  É uma chance de repensar seus costumes e desconstruir alguns preconceitos. Aproveite todas as oportunidades de experimentar tudo o que a cultura local pode lhe oferecer. Mantenha a cabeça aberta e terá bagagem para levar para toda a vida.

2 – Conquistar maior autonomia

A independência é um dos fatores apontados por intercambistas como uma vantagem trazida pela viagem. Estar longe da família e dos amigos pode ser difícil, mas também é uma oportunidade única de crescer e ganhar autonomia. Talvez seja necessário desempenhar funções com as quais você não estava acostumado ou dividir espaço com pessoas que você não conhece. Encare de maneira positiva e o progresso será certo.

3 – Fazer amigos

Conhecer novas pessoas é uma das partes mais fantásticas e engrandecedoras de qualquer intercâmbio. Quem é desinibido tem a vantagem de estabelecer relações mais facilmente, mas quem é tímido também pode e deve arriscar novos contatos. Tente puxar conversa com as pessoas ao redor, faça perguntas, se mostre interessado. Além de ajudar a construir vocabulário, essas iniciativas vão facilitar no estabelecimento de laços de amizade.

4 – Melhorar o currículo

As viagens internacionais são ainda ótimas maneiras de começar a vida profissional com um currículo diferenciado. Muitas empresas valorizam candidatos com experiências em outros países na hora da seleção. Isso porque o intercâmbio demonstra sinal de amadurecimento pessoal, adaptação a novas situações e aprendizado de uma segunda língua. Todas essas características são muito apreciadas no mundo corporativo.

5 – Trabalhar o autoconhecimento

Experimentar um intercâmbio pode causar mudanças que irão durar a vida inteira. Quem se entrega a essa vivência sempre têm ótimas histórias para contar. E mesmo quem encontra dificuldades de adaptação acaba voltando ao país de origem mais forte e resiliente. Ficar longe da família e dos amigos é uma oportunidade de conhecer suas próprias características, gostos e aptidões. A autoconfiança tende a aumentar significativamente e os medos em relação ao desconhecido não parecem tão assustadores depois de uma temporada longe de casa.

Inscreva-se para receber novidades

Fique por dentro das últimas novidades do Grupo Drummond