O que é ser um aluno protagonista?
O aluno protagonista, para simplificar, é aquele que extrai o conhecimento a partir de experiências e vivências.
O dicionário da ABL aponta uma ótima explicação do que é protagonismo: “Protagonismo é o processo de protagonizar, o figurante principal de uma apresentação. Devira do grego protagonistes, onde “protos” significa principal ou primeiro e “agonistes” significa lutador ou competidor”. Dicionário Escola da Língua Portuguesa – Academia Brasileira de Letras.
William Glasser foi um psiquiatra americano que pesquisou e criou a interessante Pirâmide de Aprendizagem que fez muitos repensarem a educação. O sentido da pesquisa é afirmar que o posicionamento ativo do estudante no processo melhora seu aprendizado.
Ser incentivado, acompanhado e orientado pelo professor na escola a partir de sua forma específica de aprender. Não apenas memorizar e absorver conhecimentos, mas também agregar e construir.
Em relação a teoria, apenas uma parte do conhecimento é assimilado de acordo com a maneira com que estudamos. Se apenas é feita a leitura de um conteúdo, a porcentagem da retenção das informações é menor do que ter que explicar, por exemplo, o assunto a alguém.
Portanto, a Pirâmide de Aprendizagem, assim como indicada a representação gráfica mostra as porcentagens de retenção de conhecimento relacionados à atividade educacional vigente.
10% do conteúdo é aprendido quando lemos;
20% do conteúdo é assimilado quando escutamos;
30% é aprendido quando assistimos/observamos algo;
50% é assimilado quando combinamos escuta e observação;
70% é aprendido quando discutimos, conversamos, perguntamos e debatemos o tema;
95% do conhecimento é aprendido quando temos que ensinar alguém, explicando, resumindo, definindo e estruturando o conhecimento.
Seja qual for a teoria, ela pode ser resumida da seguinte maneira:
Quanto mais nos relacionamos com o conhecimento de forma ativa, um maior número de informações será assimilado, já um estilo mais passivo, traria menos resultados do que adotar uma metodologia mais interativa.
A teoria aponta a importância de o aluno deixar seu estado de paralização especialmente em se tratando de um contexto escolar e se colocar como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Ela ainda demonstra quais canais ele pode utilizar a fim de fazer isso (leitura, escuta, observação, discussão e ensino).
Dessa maneira, a pirâmide se revela uma grande aliada para identificar quais estratégias de estudos existente e, consequentemente, auxiliar o estudante a encontrar o melhor caminho, aquele que se encaixe em seu perfil, logo o que trará uma melhor efetividade de aprendizado para ele.
Enquanto alguns utilizam a escrita e a escuta para compreender, ou seja, aprender um conteúdo novo. Outros aprendem melhor quando explicam para outra pessoa ou debate com elas a respeito de algum tema exposto.
Sendo assim, através da teoria, instituições de ensino, professores e alunos conseguem tornar idênticos os melhores ajustes, ou trabalhar um pouco de cada no contexto escolar, a fim de adquirir um aprendizado real.
Como nós do Grupo Drummond nos preparamos para atender crianças e jovens a serem protagonistas na vida Acadêmica e no mercado de trabalho?
A ESCOLA FAVORECE O APRENDIZADO
Mais do que dizer que o aluno tem que praticar o protagonismo, temos que criar o ambiente para que ele seja movido a fazer isso. Para tanto, buscamos adicionar ao cotidiano dele:
- Tecnológicas digitais;
- ensino híbrido;
- aulas presenciais remotas;
- plataformas digitais;
- Sala de aula invertida que acelera a autonomia e a proatividade.
- Sala de psicomotricidade: Brincar, criar, conviver.
- FAb lab: Criatividade, Inovação, Transformação
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA – Programa Socioemocional com o objetivo de formar gerações emocionalmente saudáveis, conciliando a Psicologia e a Neurociência.