O QUE É SER UM ALUNO PROTAGONISTA?

O que é ser um aluno protagonista?

O aluno protagonista, para simplificar, é aquele que extrai o conhecimento a partir de experiências e vivências.

O dicionário da ABL aponta uma ótima explicação do que é protagonismo: “Protagonismo é o processo de protagonizar, o figurante principal de uma apresentação. Devira do grego protagonistes, onde “protos” significa principal ou primeiro e “agonistes” significa lutador ou competidor”. Dicionário Escola da Língua Portuguesa – Academia Brasileira de Letras.

William Glasser foi um psiquiatra americano que pesquisou e criou a interessante Pirâmide de Aprendizagem que fez muitos repensarem a educação. O sentido da pesquisa é afirmar que o posicionamento ativo do estudante no processo melhora seu aprendizado.

Ser incentivado, acompanhado e orientado pelo professor na escola a partir de sua forma específica de aprender. Não apenas memorizar e absorver conhecimentos, mas também agregar e construir.

Em relação a teoria, apenas uma parte do conhecimento é assimilado de acordo com a maneira com que estudamos. Se apenas é feita a leitura de um conteúdo, a porcentagem da retenção das informações é menor do que  ter que explicar, por exemplo, o assunto a alguém.

Portanto, a Pirâmide de Aprendizagem, assim como indicada a representação gráfica mostra as porcentagens de retenção de conhecimento relacionados à atividade educacional vigente.

10% do conteúdo é aprendido quando lemos;

20% do conteúdo é assimilado quando escutamos;

30% é aprendido quando assistimos/observamos algo;

50% é assimilado quando combinamos escuta e observação;

70% é aprendido quando discutimos, conversamos, perguntamos e debatemos o tema;

95% do conhecimento é aprendido quando temos que ensinar alguém, explicando, resumindo, definindo e estruturando o conhecimento.

Seja qual for a teoria, ela pode ser resumida da seguinte maneira:

Quanto mais nos relacionamos com o conhecimento de forma ativa, um maior número de informações será assimilado, já um estilo mais passivo, traria menos resultados do que adotar uma metodologia mais interativa.

A teoria aponta a importância de o aluno deixar seu estado de paralização especialmente em se tratando de um contexto escolar e se colocar como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Ela ainda demonstra quais canais ele pode utilizar a fim de fazer isso (leitura, escuta, observação, discussão e ensino).

Dessa maneira, a pirâmide se revela uma grande aliada para identificar quais estratégias de estudos existente e, consequentemente, auxiliar o estudante a encontrar o melhor caminho, aquele que se encaixe em seu perfil, logo o que trará uma melhor efetividade de aprendizado para ele.

Enquanto alguns utilizam a escrita e a escuta para compreender, ou seja, aprender um conteúdo novo. Outros aprendem melhor quando explicam para outra pessoa ou debate com elas a respeito de algum tema exposto.

Sendo assim, através da teoria, instituições de ensino, professores e alunos conseguem tornar idênticos os melhores ajustes, ou trabalhar um pouco de cada no contexto escolar, a fim de adquirir um aprendizado real.

Como nós do Grupo Drummond nos preparamos para atender crianças e jovens a serem protagonistas na vida Acadêmica e no mercado de trabalho?

A ESCOLA FAVORECE O APRENDIZADO 

Mais do que dizer que o aluno tem que praticar o protagonismo, temos que criar o ambiente para que ele seja movido a fazer isso. Para tanto, buscamos adicionar ao cotidiano dele:

  • Tecnológicas digitais;
  • ensino híbrido;
  • aulas presenciais remotas;
  • plataformas digitais;
  • Sala de aula invertida que acelera a autonomia e a proatividade.
  • Sala de psicomotricidade: Brincar, criar, conviver.
  • FAb lab: Criatividade, Inovação, Transformação

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA – Programa Socioemocional com o objetivo de formar gerações emocionalmente saudáveis, conciliando a Psicologia e a Neurociência.

 

 

Inscreva-se para receber novidades

Fique por dentro das últimas novidades do Grupo Drummond