Metodologia Ativa de Aprendizagem é um processo de ensino-aprendizagem em que o aluno atua como agente principal em sua própria educação e o professor age como um facilitador nas aulas.
Como funciona a nova dinâmica de ensino?
Houve uma grande necessidade de mudança no quesito aprendizagem e assimilação das atividades pelos alunos, quando introduziram o ensino a distância.
O ensino a distância permitiu a aplicação de novas metodologias em aulas EaD e presenciais, visando melhorar a experiência dos alunos e transformar o aprendizado, para que ele seja mais efetivo.
As expectativas são que as Metodologia Ativa de Aprendizagem tornem a experiência concreta de viver e lidar com obstáculos completa, estimulando o aluno a participar do processo de aprendizagem, concedendo autonomia a ele.
Outro fator importante a se destacar é que a aplicação das atividades e interação entre os alunos tornam-se mais flexíveis neste modelo. O professor possui a função de trabalhar como mediador entre o conhecimento e os estudantes, auxiliando nas dificuldades e aplicando o conteúdo seguindo a didática necessária.
A leitura, pesquisa e observação tornam-se mais apuradas. Os resultados são superpositivos, os estudantes interpretam, constroem sínteses e soluções diante das hipóteses apresentadas. Eles acabam estimulando a interpretação e tomada de decisões.
Como pode ser aplicada?
Conhecida como Flipped Classrom ou Hybrid Teaching, a Sala de Aula Interativa/Invertida tem sido uma das principais estratégias pedagógicas em todo mundo. Baseada em autores como Jean Piaget e Vygotsky, emprega que a sala de aula seja um ambiente realmente colaborativo.
Utiliza a tecnologia como ferramenta educacional e apresenta resultados positivos por meio da interação com os conteúdos em uma linguagem mais próxima dos alunos.
O Flipped Learning não se limita apenas ao universo educacional. Ele também é utilizado para formar executivos, médicos, professores, enfim, qualquer profissional que deseja adquirir novas competências.