fbpx

Como sua personalidade direciona sua vocação?

como-sua-personalidade-direciona-sua-vocacao?

Como sua personalidade direciona sua vocação? Quase sete milhões de jovens se inscreveram no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) de 2017 para darem o primeiro grande passo da vida adulta: escolher qual caminho profissional seguir.  Uma nota alta no exame pode garantir uma vaga em renomadas universidades públicas ou bolsa integral em faculdades privadas, mas como saber se o curso de graduação escolhido será  sua real vocação?

Horas diárias de estudo e dedicação para descobrir mais tarde que gostaria de ter seguido uma carreira diferente pode ser muito frustrante.  Descobrir tão jovem suas reais aptidões e gostos pode ser bastante difícil. Sua personalidade pode te ajudar a indicar o melhor caminho vocacional. Ou pelo menos, eliminar escolhas que menos se adequam ao seu perfil.

Um dos testes de personalidade mais utilizados por especialistas foi elaborado na década de 50 e aprimorado desde então.  A técnica de autoconhecimento abrange um mapa que descreve nove emoções humanas ou tipos de personalidade.  A metodologia vem sendo usada cada vez mais por Recursos Humanos como ferramenta de gestão pessoal e recrutamento.

Há  inúmeros institutos que ministram workshops de desenvolvimento pessoal e consultas especializadas, mas também existem as opções de testes gratuitos online ou aplicativos disponíveis para baixar que te ajudarão a identificar seu tipo de personalidade e explorar seus aspectos positivos, assim como superar aspectos negativos ou fraquezas.  Veja a lista abaixo dos 9 tipos de personalidade e quais carreiras mais combinam com cada um:

Perfeccionista – pessoas deste grupo são exigentes e estão focadas em descobrir o que está  errado para corrigir e aperfeiçoar. Carreiras: contabilidade, advocacia e gestão de qualidade.

Prestativo – este tipo generoso procura sempre servir e agradar. Colocando os outros muitas vezes na frente de si mesmos. Carreiras: vendas, cuidadores e secretariado.

Bem-sucedido – a competitividade é  o ponto alto deste grupo, que buscará alcançar metas para ter sucesso e reconhecimento. Carreiras: vendas, advocacia, administração e política.

Individualista – o tipo mais introspectivo, que valoriza sentimentos e emoções profundas, buscando sempre originalidade. Carreiras: artes, psicologia, publicidade e jornalismo.

Observador – o foco deste tipo é  o conhecimento total, buscando sempre sentir-se competente e capaz. Carreiras: engenharia, pesquisa e tecnologia da informação.

Questionador – este é  o mais cético de todos os tipos, busca garantir segurança e apoio. Carreiras: gestão de pessoas e procedimentos, finanças.

Sonhador – o tipo mais fácil de reconhecer, avesso à rotina, este grupo busca prazer e felicidade, sempre idealiza novos projetos. Carreiras: marketing, vendas e design.

Confrontador – pessoas que gostam de se impor e assumir o controle faz parte deste tipo, com forte tendência à liderança. Carreiras: administração.

Pacifista – tipo de pessoa que luta pela harmonia e resolução de conflitos. Carreiras: atendimento ao público, advocacia e administração.

Vale a pena procurar online por um teste ou participar de um workshop completo seja para quem está começando a vida profissional ou para quem estiver insatisfeito e deseja mudar de carreira, afinal autoconhecimento sempre será revelador e transformador.

Fonte: Portal Adzuna

Inscreva-se para receber novidades

Fique por dentro das últimas novidades do Grupo Drummond