4 dicas para fazer estágio em multinacionais
Existem diferenças entre as vagas para empresas nacionais em comparação com as estrangeiras? Vamos falar um pouco desse tema.
Apesar de o conceito de estágio ser comum para diversas categorias – já que a prática é regida sob a mesma legislação –, há diferenças em alguns detalhes dessa prática.
As formas de ingresso e seleção, por exemplo, obedecem às características de cada empresa ou órgão que oferece a oportunidade de estágio.
Algumas empresas multinacionais, ou seja, aquela que possuem unidades em diversos países, costumam apresentar diferenças nesse processo – bem como oportunidades distintas para seus estagiários.
Pensando nesse tema, reunimos aqui 4 dicas para fazer estágio em multinacionais.
Dicas para estagiar nas multinacionais
1. Busque um diferencial
Em um ambiente corporativo, as chances de uma possível efetivação estão ligadas à forma como você desempenha suas funções durante o estágio.
Ser apenas mais um entre tantos outros que tiveram essa oportunidade pode significar uma dispensa ao término do contrato.
Faça diferente! Busque maneiras e caminhos de se destacar durante o período de estágio.
2. Turbine seu currículo
Estar cursando uma faculdade ou estar prestes a se formar é um requisito importante desses estágios. No entanto, será que é suficiente?
Conheça um pouco mais da multinacionale busque uma especialização que esteja de acordo com o modelo de negócio e a cultura da empresa.
3. Diga sim
Esteja disponível para seus colegas de trabalho e superiores. Isso não significa que você vai atuar como o estagiário que apenas fica responsável pelas fotocópias e buscar o cafezinho.
Nada disso. Estamos falando no sentido de ser participativo, ter iniciativa para integrar eventos e demandas da companhia.
Se for o caso, mostre-se disponível para viagens de trabalho e tarefas em outras unidades – afinal, ser contratado por uma multinacional, muitas vezes, envolve esses tipos de tarefas.
4. De olho no idioma
Para ocupar uma vaga em empresa multinacional, de estágio ou qualquer outro nível, tenha em mente que o idioma inglês, ao menos em nível intermediário, é indicado para sua atuação.
Quanto maior sua fluência no idioma, melhor!
Diante das necessidades do mundo corporativo, é importante optar por outras línguas, como o espanhol e o mandarim, com foco em negócios.
Fonte: Portal Universia