Logo Faculdade e Colégio Drummond

edit Quero me inscrever!

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE QUALIDADE - 2 ANOS


Duração: 2 anos / 4 semestres


Manhã
Tarde
Noite
Manhã
Tarde
Noite

Dados do Curso

Tipo: Presencial

Modalidade: Tecnólogo

Carga horária: 1.320 horas

Valor: 1281.50


Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Gestão da Qualidade é um profissional habilitado para operar sistemas operacionais e seus processos e principalmente gerencia e implementa a gestão de sistemas de qualidade com base na NBR ISO 9000 que estabelece as Diretrizes para selecionar qual norma deve ser usada em determinada empresa; a ISO 14001 que é a normatização para implementação da Gestão Ambiental; e a OSHAS 18000 que estabelece a implementação de sistemas de Segurança e Higiene Ocupacional, e, por último a SA 8000, que trata da Responsabilidade Social.


Infraestrutura

Laboratório de informática com programas e equipamentos compatíveis com as atividades educacionais do curso. Laboratório de Química e Física. Laboratório de Processos Produtivos e Automatizados. Laboratório de Metrologia.


Diferenciais

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade é uma graduação de nível tecnológico, que promove a formação, em dois anos, de Tecnólogo em Gestão da Qualidade. Apresenta uma relação intrínseca que navega pela engenharia, qualidade e administração.
Para atender as necessidades existentes no mercado de trabalho, assim como todas as variações que ocorrem com os adventos tecnológicos, o curso tem como meta a capacitação e o aprimoramento dos recursos humanos atuantes na análise, implementação e gerenciamento da qualidade e também, na melhoria dos processos produtivos nas empresas, apontando sempre para busca da produtividade com o incessante alcance da excelência.
O curso destina-se a ser um espaço e tempo propício para o desenvolvimento das competências e das habilidades fundamentais que os profissionais da área devem possuir e demonstrar na atuação cotidiana nas diversas organizações, sempre associadas à utilização dos métodos e técnicas modernas aplicadas às sistemáticas dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização, dominando e aplicando as normas e padrões referentes aos sistemas certificáveis.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade proposto oferece três certificações parciais no segmento, sendo que as mesmas especificam de forma clara o perfil desejado para o egresso:

Assistente da Qualidade Gerencial: adequar a legislação ao empreendimento, procurando manter as políticas administrativas; promover debates, seminários, palestras para divulgar assuntos relacionados aos processos de gestão da qualidade; analisar custos dos diferentes produtos e serviços; interpretar os estudos de racionalização de processos administrativos e operacionais.

Analista de Controle da Qualidade: encaminhar aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, dados estatísticos, resultados de análises e avaliações, materiais de apoio técnico, educacional e outros de divulgação para conhecimento e autodesenvolvimento do trabalhador; coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na execução de processos produtivos e na qualidade, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas; planejar processos produtivos e de qualidade; desenvolver e viabilizar procedimentos técnicos e administrativos voltados para elevação do nível da qualidade de vida.

Supervisor da Gestão da Qualidade: elaborar e executar programas prevencionistas relacionados à segurança e à higiene do trabalho; avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador; avaliação preliminar dos impactos ambientais da atividade industrial; aplicar ferramentas tecnológicas de qualidade nos processos e produtos; aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação, na utilização de produtos; elaborar estudos de custos da qualidade de produtos e processos; elaborar projetos, arranjos físicos, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos; auditar sistemas de qualidade e aplicações de normas de qualidade mundialmente reconhecidas.


Mais Informações

Segundas e quartas, das 19h às 22h30



Matriz Curricular


1º Semestre

Disciplina

Métodos e Técnicas de Pesquisa
Comunicação Empresarial
Empreendedorismo
Administração Moderna
Planejamento Estratégico e Organizacional
Ética e Responsabilidade Social

Carga Horária: 330h


2º Semestre

Disciplina

Matemática Aplicada e Qualidade
Metrologia e Instrumentação Industrial
Processos Físicos Industriais
Materiais e Química Tecnológica
Segurança, Meio Ambiente e Saúde - SMS

Carga Horária: 330h


3º Semestre

Disciplina

Qualidade e Produtividade
Administração e Manutenção industrial
Planejamento e Controle da Produção
Métodos Quantitativos em Controle de Processos
Gestão de Recursos Humanos

Carga Horária: 330h


4º Semestre

Disciplina

Técnicas de Representação Gráfica
Qualidade na Prestação de Serviços
Gestão da Qualidade
Normatização
Auditoria da Qualidade

Carga Horária: 330h


Coordenação: Luis Fernando Quintino - Acesse aqui o currículo lattes



Corpo Docente


Nome
ADRIANA JUNKO HISSADOMI
AVANIR CARLOS LESSA
CÉSAR AUGUSTO ALVES DE SOUZA
ELI FERREIRA
EVERI ANTONIO CARRARA
FLÁVIO JOSÉ ROCCATO
FELIPE CHIBÁS ORTIZ
GIUSEPPINA ADELLE RISCHIONI
HÉLIO GIANINNI
JAIME HERNANDO LASSO VÁSQUEZ
JOSÉ AGOSTINHO GONÇALVES DE MEDEIROS
JOSÉ FERNANDO POSSANI
JOSÉ DE PAULO CRUZ FILHO
MARCEL TAVARES COELHO
MARCO AURÉLIO ALEXANDRE DE ARAÚJO
MARCOS HENRIQUE
MARCOS LOPES PADILHA
PAULA PINHEIRO PAGANINI
PRISCILA BRAGA
RODRIGO ALVES
RUBENS RIBEIRO
SANDRA SCAGLIUSE
VALTER MENEGATTI
WAGNER BOTELHO
Mais informações
© Copyright - Faculdade Drummond. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade