Para submeter um artigo à Revista Acadêmica Drummond – ReAD, o autor deverá fornecer o texto em formato digital, como um arquivo produzido pelo programa Microsoft Office Word. Cada autor deverá se identificar com nome, endereço eletrônico, titulação, instituição a que pertence e localidade. Serão adotadas as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O artigo deve ser escrito considerando um mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas, digitados em papel A4, com margem superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, paginados, parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm na primeira linha, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm em todo o artigo, com exceção do Resumo, Autores e Palavras-chave, que devem ser formatado com espaço entre linhas simples.
A ordem dos tópicos do artigo deve ser a seguinte:
Após cada um dos nomes deve vir a indicação de número da nota de rodapé, que deverá constar endereço eletrônico, titulação, instituição a que pertence e localidade/estado.
Exemplo:
ALMENARA, Júlio1
COSTA, Danilo2 ZILBER, Fábio3
Na nota de rodapé deverá constar:
O texto do artigo deve ser organizado, no mínimo, em:
o INTRODUÇÃO
o DESENVOLVIMENTO
o CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O texto deve ser escrito usando fonte Arial tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado sem recuo na primeira linha. O espaçamento entre parágrafos deve ter o recuo anterior de 6 pt. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos em itálico. Exemplos: gestalt, happy hour, stress.
· Títulos das Seções: Devem ter numeração progressiva e alinhamento à margem esquerda, sem utilizar ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título (NBR 6024, 2003).
· Citações: As citações bibliográficas deverão ser incluídas no próprio texto e devem aparecer como indica a Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT por meio da NBR 10520, por exemplo, ao formato “Hicks (1939)” ou “Hicks (1939, p. 36-37)” ou “(HICKS, 1939, p. 36-37)”.
As citações longas (que ultrapassam três linhas) devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos itálico ou negrito e com espaçamento entre linhas simples (1 cm).
As citações curtas (com até três linhas) devem estar inseridas normalmente no texto, com uso de aspas duplas, sem recurso tipográfico itálico ou negrito e sem alteração do tamanho da letra. Em ambos os casos, não esquecer de citar o autor, ano e página de onde o texto foi retirado (NBR 10520, 2002).
De acordo com a NBR 6822, chamam-se de ilustrações as figuras, gráficos, fotos, quadros e tabelas etc que podem eventualmente fazer parte de um trabalho. Todas as ilustrações devem ser apresentadas no texto numeradas em sequência, por tipo. Precisam ainda receber título e quando forem elaboradas com dados obtidos de outros documentos ou reproduzidas de outra obra, obrigatoriamente devem conter a citação da fonte.
As ilustrações devem ser citadas no texto, pelo seu número ou título e inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem. Em figuras ou fotos, a fonte ou nota explicativa deve estar posicionada centralizada e abaixo da figura, em tamanho 10.
Os gráficos, mapas e outros elementos gráficos deverão ser apresentados na forma de arte-final, sendo sua nitidez requisito indispensável para eventual aceitação do artigo para publicação.
Equações matemáticas deverão ser alinhadas à esquerda e numeradas sequencialmente à direita. Deverão ser digitadas no próprio texto com o uso do processador de equações do Microsoft Office Word. Deverá ser utilizada a convenção-padrão daquele programa para formatação dos diferentes tipos de entidades que aparecem nas equações (símbolos matemáticos, texto, vetores etc.). Quando a derivação delas for apresentada de modo sintético, o autor fornecerá a derivação completa em anexo, para facilitar as atividades dos consultores ad hoc e do Corpo Editorial.
A referência completa de todos os textos citados deverá ser apresentada no fim do artigo, em ordem alfabética, conforme indica a Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT por meio da NBR 6023, contendo:
Exemplo:
HICKS, John Richard. Value and capital. Oxford: Clarendon Press, 1974.
Exemplo:
HICKS, John Richard. Ricardo’s theory of distribution. In: PESTON, Maurice H.; CORRY, Bernard. (Eds.). Essays in honour of Lord Robbins. London: Weidelfeld, 1972.
Exemplo:
HICKS, John Richard. Mr. Keynes and the “classics”: a suggested interpretation. Econometrica, v. 5, n. 3 p. 147-155, abr. 1937.
Exemplo:
SILVA, Luiz M. A. A hipótese do rato: valor e medo na literatura afrobrasileira contemporânea. Revista Brasileira de Literatura Comparada. 2022, v. 24, n. 45., pp. 87-94. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2596-304x20222445lmas>. Acesso em 7 de abril de 2022.
Quaisquer questões relacionadas às normas de publicação que não foram contempladas nestas diretrizes serão analisadas pelo corpo editorial da revista ReAD.