Diretrizes para Autores - Revista Acadêmica Drummond REAd

Para submeter um artigo à Revista Acadêmica Drummond – ReAD, o autor deverá fornecer o texto em formato digital, como um arquivo produzido pelo programa Microsoft Office Word. Cada autor deverá se identificar com nome, endereço eletrônico, titulação, instituição a que pertence e localidade. Serão adotadas as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O artigo deve ser escrito considerando um mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas, digitados em papel A4, com margem superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, paginados, parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm na primeira linha, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm em todo o artigo, com exceção do Resumo, Autores e Palavras-chave, que devem ser formatado com espaço entre linhas simples.

A ordem dos tópicos do artigo deve ser a seguinte:

IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO

  • Título e subtítulo do trabalho: em português e alinhado no topo da página, em letras maiúsculas, centralizado, fonte Arial tamanho 12 e negrito. Após o título, deixar espaço duplo, abaixo da qual, deve vir o título em inglês, centralizado, em mesmo tamanho e fonte do título em português. Espaçamento simples entre linhas do título e duplo entre os títulos nos dois idiomas.
  • Autor(es): os nomes dos autores devem vir em ordem alfabética dos sobrenomes, em linhas separadas, espaçamento simples entre linhas, todos alinhados à esquerda. Os sobrenomes devem vir em letra maiúscula e os nomes em minúscula, fonte Arial 12 sem negrito.
    • Quando for um artigo oriundo de Trabalho de Conclusão de Curso ou Projeto Interdisciplinar Orientado, deverá constar o nome do Professor Orientador.
 

Após cada um dos nomes deve vir a indicação de número da nota de rodapé, que deverá constar endereço eletrônico, titulação, instituição a que pertence e localidade/estado.

Exemplo:

ALMENARA, Júlio1

COSTA, Danilo2 ZILBER, Fábio3

Na nota de rodapé deverá constar:

  1. julioalmenara@uol.com.br; Doutor; Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade.
  2. danilocosta@gmail.com; Mestre; Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade.
  3. fabiozilber@bol.com.br; Doutor; Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade.

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

  • Resumo: Após os nomes dos autores, deve-se escrever a palavra Resumo em fonte Arial tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Deve-se ainda deixar uma linha em branco para iniciar seu conteúdo, que deve estar em um parágrafo de no máximo 13 linhas, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, sem citação de autoria. Deve apresentar o problema estudado, os métodos utilizados, os resultados mais importantes e as conclusões obtidas.
  • Palavras-chave: Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte Arial tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática. As palavras devem vir após o termo, fonte Arial 12, sem ser em negrito, entre vírgulas. Espaçamento simples entre linhas.
  • Abstract: em inglês, com formatação igual à do resumo.
  • Keywords: em inglês, com formatação igual à das palavras-chave.

ESTRUTURA DO ARTIGO

  • O texto do artigo deve ser organizado, no mínimo, em:

    o   INTRODUÇÃO

    o   DESENVOLVIMENTO

    o   CONSIDERAÇÕES FINAIS.

    O texto deve ser escrito usando fonte Arial tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado sem recuo na primeira linha. O espaçamento entre parágrafos deve ter o recuo anterior de 6 pt. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos em itálico. Exemplos: gestalt, happy hour, stress.

    ·         Títulos das Seções: Devem ter numeração progressiva e alinhamento à margem esquerda, sem utilizar ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título (NBR 6024, 2003).

    ·         Citações: As citações bibliográficas deverão ser incluídas no próprio texto e devem aparecer como indica a Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT por meio da NBR 10520, por exemplo, ao formato “Hicks (1939)” ou “Hicks (1939, p. 36-37)” ou “(HICKS, 1939, p. 36-37)”.

    As citações longas (que ultrapassam três linhas) devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos itálico ou negrito e com espaçamento entre linhas simples (1 cm).

     

    As citações curtas (com até três linhas) devem estar inseridas normalmente no texto, com uso de aspas duplas, sem recurso tipográfico itálico ou negrito e sem alteração do tamanho da letra. Em ambos os casos, não esquecer de citar o autor, ano e página de onde o texto foi retirado (NBR 10520, 2002). 

ILUSTRAÇÕES

De acordo com a NBR 6822, chamam-se de ilustrações as figuras, gráficos, fotos, quadros e tabelas etc que podem eventualmente fazer parte de um trabalho. Todas as ilustrações devem ser apresentadas no texto numeradas em sequência, por tipo. Precisam ainda receber título e quando forem elaboradas com dados obtidos de outros documentos ou reproduzidas de outra obra, obrigatoriamente devem conter a citação da fonte.

          As ilustrações devem ser citadas no texto, pelo seu número ou título e inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem. Em figuras ou fotos, a fonte ou nota explicativa deve estar posicionada centralizada e abaixo da figura, em tamanho 10.

         Os gráficos, mapas e outros elementos gráficos deverão ser apresentados na forma de arte-final, sendo sua nitidez requisito indispensável para eventual aceitação do artigo para publicação.

        Equações matemáticas deverão ser alinhadas à esquerda e numeradas sequencialmente à direita. Deverão ser digitadas no próprio texto com o uso do processador de equações do Microsoft Office Word. Deverá ser utilizada a convenção-padrão daquele programa para formatação dos diferentes tipos de entidades que aparecem nas equações (símbolos matemáticos, texto, vetores etc.). Quando a derivação delas for apresentada de modo sintético, o autor fornecerá a derivação completa em anexo, para facilitar as atividades dos consultores ad hoc e do Corpo Editorial. 


REFERÊNCIAS

A referência completa de todos os textos citados deverá ser apresentada no fim do artigo, em ordem alfabética, conforme indica a Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT por meio da NBR 6023, contendo:

  • No caso de livros: SOBRENOME, Nome (s). Título completo (em negrito). Edição (se houver). Local (cidade), editora, ano da publicação;

Exemplo:

HICKS, John Richard. Value and capital. Oxford: Clarendon Press, 1974.

  • Capítulo de livro: SOBRENOME, Nome (s). Título completo. In: SOBRENOME, Nome (s). Título completo (em negrito). Edição (se houver). Local (cidade), editora, ano da publicação.

Exemplo:

HICKS, John Richard. Ricardo’s theory of distribution. In: PESTON, Maurice H.; CORRY, Bernard. (Eds.). Essays in honour of Lord Robbins. London: Weidelfeld, 1972.

  • Artigo de Periódico físico: SOBRENOME, Nome (s). Título completo do artigo. Título completo do periódico (em negrito). Local, número das páginas, mês e ano da publicação.

Exemplo:

HICKS, John Richard. Mr. Keynes and the “classics”: a suggested interpretation. Econometrica, v. 5, n. 3 p. 147-155, abr. 1937.

  • Artigos de periódico eletrônico: SOBRENOME, Nome (s). Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, ano de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado. Disponível em . Data de acesso.

Exemplo:

SILVA, Luiz M. A. A hipótese do rato: valor e medo na literatura afrobrasileira contemporânea. Revista Brasileira de Literatura Comparada. 2022, v. 24, n. 45., pp. 87-94. Disponível em: . Acesso em 7 de abril de 2022.


NORMAS GERAIS 

  1. Somente serão analisados para publicação: artigos; resenhas; documentos; e ensaios de conteúdo inédito;
  2. Os artigos serão avaliados por pareceristas, especialmente convidados e designados para tal fim, cabendo a decisão final quanto à publicação dos artigos ao corpo editorial;
  3. Os autores dos artigos e pareceristas não serão remunerados a qualquer título. A eventual publicação do artigo na revista implicará na automática transferência dos direitos autorais ao Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade;
  4. As opiniões, interpretações e análises contidas em cada artigo publicado são de exclusiva e inteira responsabilidade dos respectivos autores.

Quaisquer questões relacionadas às normas de publicação que não foram contempladas nestas diretrizes serão analisadas pelo corpo editorial da revista ReAD.

Envie seu trabalho para: read@drummond.com.br