O futuro da educação é investir e interagir com a tecnologia

Não importa a situação de uma comunidade ou grupo de pessoas, investir em educação é um grande passo para mudanças futuras. Trabalhar e incentivar jovens – e adultos também – a estudar e buscar novas formas de conhecimento ainda é um meio eficiente para progredir positivamente como membro da sociedade. Para isso, é necessário incentivos e soluções educacionais para seguir as mudanças sociais as quais vemos diariamente. Os avanços nas tecnologias de interação social é um meio de expandir as informações para um número maior de pessoas.

Segundo levantamento da Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), intitulado Educação 2030, será necessário traçar objetivos mais amplos na educação, como o bem-estar individual e coletivo para acompanhar as mudanças na sociedade. Para isso, deve-se criar e, na sequência, se adaptar a um novo conjunto de investimentos para a área de educação.

Algumas dessas mudanças já estão sendo empregadas, como no caso do aprendizado híbrido, que mescla o ensino presencial com o ensino a distância. Ao empregar ferramentas digitais de fácil inclusão e acompanhamento, com linguagem ágil, evita a evasão do ensino e o estudante consegue conciliar vida pessoal com os compromissos dos estudos.

Integrar educação em dispositivos móveis altamente utilizados em nosso dia a dia, como smartphones e tablets, são fundamentais para o processo de educação continuada. Usar ferramentas e aplicativos de fácil acesso inclusive foi bastante divulgado na conferência da Sociedade Internacional para Tecnologia em Educação (ISTE), em 2018.

Para 2019, o que pode transformar o ambiente escolar e motivar alunos e professores a criarem uma parceria em sala de aula é trabalhar em conjunto com ferramentas que ambos consigam compreender. O professor, em sua vasta experiência, atualiza-se com o que os meios tecnológicos oferecem e a partir daí cria-se um diálogo maior com os estudantes. Dessa forma, o incentivo a busca de aprendizado será efetivo e assim, a educação como um todo dará mais um passo para o futuro.

Gostou? Compartilhe!
error20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *