O que é o Método de Cingapura e como ele mudou o ensino de Matemática

É muito comum a Matemática ser eleita como a disciplina menos querida pelos estudantes. Segundo estudo do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, o medo dos alunos em relação à Matemática faz com que o aprendizado seja dificultado. A pesquisa, realizada com 199 alunos do Ensino Fundamental, mostrou ainda que mais de um terço dos estudantes têm uma relação negativa com a matéria.

Visando melhorar o ensino de Matemática no país, Cingapura adotou método no qual os professores trabalham em equipes e utilizam objetos reais para ensinar raciocínio lógico e operações elementares às crianças. A ideia é que os alunos não precisem decorar os processos e fórmulas e sim focar na resolução de problemas práticos. O método tem como premissa a abordagem CPA: concreto, pictórico e abstrato.

Yeap Ban Har é o matemático cingapuriano considerado um dos líderes da metodologia e diz que objetos reais fazem com que as crianças assimilem o conceito e entendam o modo de pensar científico antes de ter a resposta para a questão pronta. Estudos realizados pela Universidade de Cambridge e pelo Instituto de Educação da Universidade College London (UCL) mostraram que o método realmente melhora a velocidade de raciocínio e as habilidades matemáticas.

As evidências científicas sobre a eficácia do método ainda não são conclusivas, mas os resultados das primeiras pesquisas mostram que as habilidades espaciais e a lógica podem ser o caminho para melhorar o desempenho do Brasil nas avaliações internacionais de Matemática. Na última edição do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), mais de 70% dos estudantes brasileiros tiveram resultado aquém do esperado em Matemática. Cingapura, em contrapartida, foi líder da avaliação, à frente de países como Japão e Finlândia.

A criação de uma sequência didática para a ensino da Matemática é um dentre muitos fatores que podem resultar em sucesso nas avaliações e proximidade com os estudantes. Independentemente do método adotado, a construção do conhecimento deve guiar a condução da escola e dos professores na docência das disciplinas. O Colégio Drummond possui modernos laboratórios, nos quais os alunos podem explorar a prática em todas as etapas do processo de aprendizagem.

Gostou? Compartilhe!
error20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *