Cronograma de estudos: Como se planejar para o Enem e os Vestibulares

Com o início do 2º semestre, a proximidade com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio e dos vestibulares se torna cada vez mais uma realidade. Será que ainda dá tempo de estudar? O período deve ser de revisão das disciplinas e treino de exercícios. Nessa reta final, as matérias devem ser revistas diariamente e a constância nos estudos é fundamental para o bom desempenho nas provas. Confira algumas dicas para montar um cronograma e ter o planejamento como aliado nos processos de seleção.

1 – Organize sua rotina de estudos  

Detalhe suas atividades no cotidiano e veja quantas horas de estudo você dispõe. Após isso, liste os conteúdos e disciplinas que serão abordados no programa e monte um planejamento para eles. Uma alternativa é dividir por áreas de conhecimento, como no Enem: Linguagens e Códigos; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas. Todas devem ser revisadas, mas a quantidade de horas depende de seu objetivo e da familiaridade que tem com cada uma delas. Priorize as áreas nas quais você sente mais dificuldade.

2 – Utilize a tecnologia a seu favor

Existem diversos aplicativos e recursos on-line que podem ajudá-lo a seguir a rotina de estudos. O Google Agenda e o Trello, por exemplo, funcionam como organizadores virtuais e possuem recursos como lembretes e quadros de atividades. Há também canais do Youtube em que professores explicam as matérias de maneira eficiente e leve. O Youtube Edu é um bom exemplo.

3 – Defina pequenas metas

Determinar metas diárias ou semanais pode ajudar na motivação e tornar o cronograma de estudos mais claro e fácil de ser seguido. Faça listas pequenas e alcançáveis, para que não haja desânimo em caso de não conclusão das metas. Priorize as disciplinas com maior peso nas provas e pesquise quais são os temas recorrentes nas últimas edições. Seus objetivos devem ser realistas e atrelados ao tempo.

4 – Treine com as edições anteriores e aproveite os simulados

Exercite o tempo de resposta para as questões e entenda a engrenagem de funcionamento da prova. Os benefícios dos simulados vão muito além de testar o conteúdo. Você irá perceber o que funciona melhor para você, por quais questões deve começar, quanto tempo demora para passar a resposta para o gabarito e irá praticar a concentração. As edições anteriores do Enem são ótimas maneiras de iniciar a maratona.

5 – Reserve tempo para lazer e descanso

Equilíbrio é fundamental para conseguir a aprovação nos vestibulares. Não adianta exagerar nos estudos e não dormir bem, nem ter um tempo livre para o lazer. Essas brechas devem estar previstas em seu dia-a-dia. Praticar exercícios físicos é uma ótima maneira de relaxar e chegar ao dia dos exames mais resistente e com a capacidade cognitiva intacta. O sono também é outro ponto vital: não dormir prejudica a memória e faz com que suas horas de estudo sejam em vão.

Gostou? Compartilhe!
error20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *