A importância do ensino bilíngue na formação integral dos alunos

Maior concentração, vantagens cognitivas causadas pelo espessamento das conexões neurais, desenvolvimento do raciocínio lógico e facilidade no aprendizado da língua. Os benefícios do ensino bilíngue são muitos e quanto mais cedo a criança é exposta, maiores são os proveitos. A empregabilidade também é um dos pontos a serem levados em consideração na hora de escolher pela aquisição de uma segunda língua. O inglês, por ser o idioma que domina o mundo dos negócios, é o mais escolhido tanto por pais como pelas escolas.

No Brasil, um dos maiores entraves das empresas na hora de selecionar profissionais é a falta de proficiência em inglês. Segundo pesquisa da EF Education First, o Brasil ocupa a 41ª colocação em um ranking com 70 países. O estudo mediu o nível de inglês de 910 mil adultos do mundo todo, em países que não têm o inglês como língua nativa.

No Colégio Drummond, a língua inglesa é trabalhada em todas as etapas da vida escolar. No começo de 2018, a escola se tornou Centro Oficial de Preparação Para o Exame da University of Cambridge e passou a usar o selo de Instituição referendada pela universidade britânica. O reconhecimento é fruto da aprovação de mais de 100 alunos nos exames Cambridge Assessment English.

A professora Francine Ceridorio, coordenadora de ensino bilíngue do Colégio Drummond, ressalta a importância de trabalhar a língua inglesa em todas as etapas da vida escolar. “O inglês tem o mesmo tratamento que as matérias mais importantes do currículo. São 4 a 5 aulas semanais dedicadas ao estudo da língua”, declara a docente.

Os benefícios vão além da utilidade profissional. Pesquisa da Universidade de Granada, na Espanha, evidenciou que o ensino bilíngue auxilia no desenvolvimento da memória e da atenção. A mesma pesquisa concluiu que pessoas bilíngues têm uma capacidade de trabalhar melhor em situações conflitantes e lidam melhor com as distrações.

Os diversos ganhos provenientes do ensino de uma segunda língua são explorados dentro do Colégio Drummond como forma de potencializar o completo desenvolvimento dos alunos. O que antes era considerado um diferencial na formação dos estudantes hoje é pré-requisito para o sucesso em um mundo globalizado. O currículo e a proposta pedagógica da Instituição seguem as novas tendências e paradigmas da educação do século XXI.

Gostou? Compartilhe!
error20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *