6 Dicas Para Quem Acabou de Se Formar na Faculdade

Conhecer a realidade do mercado de trabalho e os desafios da profissão escolhida são obstáculos que a maioria dos recém-formados enfrentam após conquistar o tão sonhado diploma. O início da vida profissional pode ser cercado de incertezas, mas também é uma época de grandes oportunidades. O atual panorama de crise e desemprego pode assustar, mas o mercado é receptivo aos profissionais qualificados e em muitas áreas há déficit de especialistas. Listamos abaixo 6 dicas para quem acabou de concluir o Ensino Superior.

1 – Participe dos programas de trainee

Muitas empresas abrem processos de seleção de trainees no meio e no final do ano. Entrar em um desses programas é uma excelente oportunidade de experimentar o trabalho na área, conhecer as esferas da empresa, trabalhar com líderes e profissionais mais experientes, estabelecer uma rede de contatos e até conquistar uma vaga efetiva. A ideia da maioria das empresas é aproveitar os profissionais ao final do programa.

2 – Mantenha seu currículo atualizado

O currículo é o cartão de visitas através do qual as empresas terão a primeira impressão sobre o candidato. Manter o documento atualizado aumenta suas chances de ser contratado. Se ainda não tem experiência profissional, exalte suas qualidades acadêmicas e os cursos já feitos. Mencione os trabalhos relacionados à área, mesmo que sejam pontuais. O mesmo vale para os estágios.

3 – Faça trabalho voluntário

Pesquisa feita pela consultoria Deloitte em 2013 mostrou que quatro em cada cinco recrutadores consideram a experiência adquirida em trabalhos voluntários na hora de contratar. Se a atividade tiver relação com a área de formação ou com a vaga pretendida, a chance de obter pontos positivos em um processo seletivo é maior. Vale adicionar relatos do trabalho em suas mídias sociais.

4 – Cuidado com as redes sociais

A recomendação dos especialistas é evitar polêmicas e postagens que possam prejudicar a carreira. Mensagens preconceituosas, erros gramaticais e apologia a vícios podem estragar a reputação de um profissional e dificultar muito uma contratação. Dados pessoais devem ser resguardados, assim como qualquer informação que envolva segurança. As publicações devem ter frequência e relevância para que os recrutadores conheçam o perfil do candidato.

4 – Comece uma pós-graduação

Começar uma especialização logo após terminar a faculdade é um ótimo investimento e um diferencial para o mercado de trabalho. Quem já está formado há alguns anos e foca em cargos de liderança pode optar por um MBA. Independentemente da modalidade, uma pós-graduação fará com que o profissional se torne um especialista e possa aprofundar o conhecimento adquirido na faculdade. O UniDrummond oferece diversos cursos de Especialização e MBA. Acesse a página e confira.

5 – Estude uma língua estrangeira

Falar um segundo idioma já é uma exigência da maioria das empresas. O inglês, por ser uma língua global e utilizada nas transações comerciais, é a mais pedida pelos recrutadores. Se ainda não fala inglês, é tempo de aprender. Caso já tenha fluência na língua, pode investir em um terceiro idioma, como o espanhol, o francês ou o mandarim.

Gostou? Compartilhe!
error20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *