7 Dicas para evitar o estresse na preparação para o Enem

Renunciar a horas de lazer para estudar, lidar com as dúvidas sobre que profissão seguir, administrar a cobrança dos familiares e as próprias expectativas. Todos esses fatores muitas vezes sobrecarregam o vestibulando e é normal se sentir estressado conforme a data do Enem e dos vestibulares vai se aproximando. Mas não precisa entrar em pânico: com algumas dicas é possível controlar o nervosismo e se sair bem nas provas.

Aproveite as provas e os simulados

Se você cursa o Ensino Médio ou um cursinho pré-vestibular, aproveite as provas e simulados para testar seus conhecimentos. Através das avaliações, você conhecerá seus pontos fortes e fracos e poderá trabalhar para melhorar nas matérias em que tem mais dificuldade. Caso não esteja estudando, há muitas opções de simulados online nos quais você pode experimentar o formato das provas. Teste também com as edições anteriores do Enem.

Monte um planejamento

Para conseguir uma boa performance, é necessário traçar um plano de estudos. Defina horários para revisar os conteúdos e tente seguir esse cronograma à risca. Comece pelos assuntos que para você são mais complicados e termine o dia com os que você tem mais familiaridade. Ter uma noção de todo o conteúdo é o primeiro passo para se dar bem nas provas.

Cultive o hábito da leitura

Além de ajudar na redação, que é obrigatória e tem caráter eliminatório e classificatório, o costume de ler irá auxiliá-lo a interpretar as questões multidisciplinares. Ler aumenta o vocabulário e o ajuda a escrever melhor. Com um bom repertório sociocultural você será capaz de alcançar uma ótima nota no Enem. Além disso, o conhecimento alcançado irá ajudá-lo na vida acadêmica e no mercado de trabalho.

Mantenha-se atualizado

Leia jornais e portais de notícias na internet. Use o trajeto para a escola ou o trabalho para ouvir rádios e podcasts informativos. Assista ao noticiário televisivo. As atualidades estão cada vez mais presentes nas provas do Enem e quem está ligado no noticiário já sai na frente. Ao ler ou ouvir uma notícia tente compreender os atores e o contexto histórico e econômico por trás de cada uma delas. Pode ser um exercício difícil, mas será extremamente enriquecedor.

Cuide da saúde

Alimentar-se bem e separar 8 horas diárias para o sono é essencial nessa maratona. Durante o sono, nosso organismo processa e solidifica os conhecimentos que foram adquiridos durante o dia. Outro cuidado importante é manter uma rotina de atividade física. Mesmo com o cotidiano corrido, tente separar 30 minutos do dia para realizar uma caminhada ou outro exercício de sua escolha. Se isso não for possível, tente inserir as atividades na sua rotina de uma forma mais prática: troque o elevador pelas escadas, por exemplo.

Divirta-se

Dentro de sua rotina, o tempo para lazer deve ser levado a sério. Negligenciar as horas de descanso pode fazer com que você chegue à data da prova exausto e isso comprometerá seu desempenho. Se você trabalha durante a semana, use o sábado para estudar, mas descanse no domingo. Vá ao cinema, encontre os amigos ou desfrute de qualquer outra atividade que lhe dê prazer.

Use técnicas de relaxamento

Os métodos de meditação e mindfulness (atenção plena) são ótimas maneiras de manter-se calmo durante os estudos e até mesmo na hora da prova. A ansiedade atrapalha a concentração e faz com que você não fixe os conteúdos corretamente, assim como pode atrapalhar na interpretação de questões no dia do exame. Foque no seu resultado e tente não pensar nos concorrentes.

Gostou? Compartilhe!
error20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *