Saiba qual é o segredo das redações nota mil no Enem

A avaliação das redações do Enem é feita com base em um conjunto padronizado de critérios. Segundo o manual do Exame Nacional do Ensino Médio, são avaliadas cinco competências nos textos. A cada um dos critérios é dada uma nota de 0 a 200. Para conquistar a nota máxima, e ficar a um passo da tão sonhada universidade, é preciso se adequar aos parâmetros exigidos pela prova.

A primeira competência a ser avaliada é o domínio da norma culta escrita da Língua Portuguesa. Nessa etapa, serão analisados erros de grafia e pontuação, uso de gírias e expressões casuais. Para se dar bem nesse quesito, é importante praticar a leitura e a escrita e ficar atento à revisão antes de entregar a prova. Comece a praticar o quanto antes para estar confiante no momento do exame.

Outro requisito que será considerado é a adequação à proposta. Em suma, o estudante deverá fazer aquilo que foi pedido. Tente não fugir do tema e não utilizar exemplos abstratos na hora de estruturar as ideias. Ao ler os textos de apoio, sublinhe as partes mais importantes e tente usá-las como guia ao transcrever seus pensamentos para o papel. Escolha uma linha de raciocínio e prossiga nela até o final.

A seleção das ideias também é levada em conta pela banca. Os corretores irão avaliar a qualidade de seus argumentos, a veracidade dos fatos apresentados e a coerência da linha de pensamento. Cada parágrafo deve introduzir uma nova ideia ou esclarecer um pressuposto.

Além da correção ortográfica, da adequação à proposta e da clareza de ideias, é necessário não fugir do modelo argumentativo-dissertativo.  Para não se perder, você pode utilizar o padrão: um parágrafo de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão. Apresente seu raciocínio, defenda seu ponto de vista e finalize de maneira coesa. Escreva de maneira impessoal.

O último critério de avaliação é a proposta de intervenção. Nela, você apresenta o caminho que considera mais adequado para o problema em questão. Foque em soluções possíveis e que respeitem os direitos humanos. Incitar a violência ou fazer apologia de crimes pode fazer você zerar a redação. Fique atento e treine muito: tirar mil na redação é apenas uma questão de estudo e prática.

Gostou? Compartilhe!
error20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *