Confira os 10 cursos superiores preferidos pelas mulheres

Pedagogia, Direito e Administração lideram entre os mais procurados.

Será que a escolha da profissão tem a ver com o gênero? O Censo da Educação Superior de 2015 – que reúne os dados coletados das instituições de ensino superior de todo o país pelo Ministério da Educação (MEC) – deu algumas pistas sobre o assunto ao listar os 10 cursos com os maiores números de matrículas por sexo. Confira os resultados:

Como você pode ver, as preferências tanto para as mulheres como para os homens se encontram em três cursos que fazem parte dos mais procurados (Direito, Administração e Ciências Contábeis nesta ordem para os dois sexos) e se distanciam nos demais.

Assim, os dois cursos campeões no ranking masculino (Direito e Administração) aparecem também bem posicionados (2º e 3º lugares) para as mulheres. Ciências contábeis, quarto na preferência masculina, surge em 5º lugar para o sexo feminino.

Elas

Padrões culturais e estereótipos relacionados ao gênero parecem influenciar as escolhas. O curso “top 1” das mulheres é Pedagogia – a educação é uma atividade tradicionalmente associada às mulheres. Outros cursos campeões de matrículas entre as meninas (e que não aparecem entre os favoritos dos homens) são Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Gestão de Pessoas/Recursos Humanos, Fisioterapia e Arquitetura e Urbanismo. Note que, na maioria deles, é forte a ênfase em “cuidar”, ação culturalmente associada ao universo feminino.

Eles

Entre as escolhas dos meninos acontece o mesmo. Engenharia (civil, mecânica, produção e elétrica) e tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) são áreas comumente associadas ao universo masculino. Cinco dos dez cursos preferidos por eles são desse grupo.

Fonte: Guia do Estudante

Gostou? Compartilhe!
error20

One thought on “Confira os 10 cursos superiores preferidos pelas mulheres”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *