Curso Tecnólogo – Vale a Pena Fazer?

Você está pensando em investir em sua carreira e fazer um curso superior? Excelente! Essa é uma escolha importantíssima, e com certeza irá para alavancar sua carreira. Hoje o mercado de trabalho brasileiro está difícil e uma boa qualificação é fundamental para conseguir um bom emprego e se manter empregado. Existem algumas possibilidades bem interessantes para quem pretende continuar estudando e adquirindo conhecimento. Vamos falar brevemente sobre o Curso Tecnólogo, suas características e qualidades.

Curso Tecnólogo – Vale a Pena?

O curso tecnólogo, é considerado um curso de nível superior, geralmente com duração menor do que um curso superior tradicional. Estes cursos têm a intenção de proporcionar uma formação rápida e mais prática em áreas de grande necessidade de profissionais.

Os cursos tecnólogos, geralmente têm a duração de 2 anos e têm uma grade curricular extremamente focada na parte técnica e prática. O profissional ao sair do curso, está preparado para entrar no mercado de trabalho. Você pode fazer um este tipo de curso de forma presencial, semi-presencial ou na modalidade de Educação à distância.

Quais as Diferenças para um Curso Técnico?

O curso técnico, que também é uma boa opção para quem deseja entrar logo no concorrido mercado de trabalho, pode ser feito durante o ensino médio. Há cursos técnicos que tem uma duração bem menor. Alguns duram menos de um ano. Já quando falamos em cursos tecnólogos, para começar a estudar é necessário ter concluído o ensino médio.

Quando o aluno de um curso tecnólogo encerra a graduação, é esperado que ele já tenha a capacidade técnica e conhecimento para desenvolver um projeto na sua área de formação.

Vantagens do Curso Tecnólogo

Podemos citar algumas vantagens:

Uma grande vantagem do curso de formação tecnóloga, é que por se tratar de uma graduação de nível superior, dá a possibilidade do formando continuar a estudar e adquirir outras graduações, por exemplo, é possível cursar uma pós-graduação ou um MBA. Posteriormente é possível começar um Mestrado e um doutorado! Ou seja, o graduando pode decidir continuar a estudar e desenvolver projetos acadêmicos depois da sua primeira graduação.
Uma outra vantagem que merece ser comentada é o fato de que um tecnólogo pode fazer concursos públicos de nível superior. Portanto, o curso tecnólogo é uma excelente oportunidade para quem deseja um ensino mais prático e que tem pressa para atingir os objetivos!
Não podemos deixar de citar uma terceira vantagem. O tempo para concluir o curso. Nada de ficar entre 4 e 7 anos em uma faculdade, ao fazer um curso tecnólogo, em no máximo 3 anos é possível concluir o curso e ir atrás dos seus objetivos, quer seja conseguir um bom emprego ou passar em um concurso público.

É Fácil Fazer um Curso Tecnólogo?
Por conta das características que listamos acima, muitas pessoas imaginam que é fácil começar e concluir um curso de formação tecnóloga, mas não é bem assim, apesar de ser mais rápido do que uma graduação convencional, esse curso é uma graduação acadêmica, portanto, é necessário dedicar tempo e esforço, além de muita dedicação!

O curso é rápido e vai direto ao ponto, sem rodeios, por isso, é importante manter uma boa rotina de estudos e acompanhar o ritmo da grade curricular.

Vale a pena Fazer um Curso Tecnólogo?
Respondendo de forma clara e objetiva, vale muito a pena! Se você procura entrar logo no mercado de trabalho ou deseja fazer um bom concurso publico, essa modalidade de graduação superior é para você.

Fonte: www.seusplanos.com

Gostou? Compartilhe!
error20

One thought on “Curso Tecnólogo – Vale a Pena Fazer?”

  1. O curso de tecnólogo e inferior ao curso de bacharel ele tem média salarial dos técnicos a responsabilidade técnica fornecida pelo Crea e inferior ao do técnico e e chamado de técnico de nível superior. Só pode trabalhar sob a tutela de um Eng. Não consegue emprego pois o Eng. E quem fica com a vaga de nível superior e o técnico com a vaga de nível médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *