10 dicas para aproveitar a faculdade ao máximo

Saiba quais são as atitudes corretas para aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Ao entrar em uma universidade ou faculdade você se depara com um mundo novo. São tantas atividades e oportunidades que, muitas vezes, você pode ficar perdido e não conseguir aproveitar tudo que esses espaços têm para oferecer. Confira nossas dicas para aproveitar a faculdade ao máximo e ter um diferencial na sua formação.

1) Compareça às palestras de boas-vindas

Se você é calouro, procure participar das atividades de boas-vindas. Muitas instituições oferecem palestras e visitas guiadas pelo campus nas primeiras semanas de aula. Nas palestras, você aprende procedimentos básicos, por exemplo, como fazer sua carteirinha de estudante; além de conhecer programas de intercâmbio, financiamento, bolsas e assistência estudantil. Nas visitas guiadas, você descobre a localização de salas que irá utilizar com frequência durante o curso, como biblioteca e laboratórios de informática.

2) Leia muito

Durante a faculdade você tem uma oportunidade única de acesso a inúmeros livros e trabalhos. As bibliotecas das universidades e faculdades têm acervos enormes e oferecem empréstimos gratuitos para os alunos. Aproveite para ler os livros de referência do seu curso e pesquisar a fundo sobre suas áreas de interesse.

3) Estude

Leve os estudos a sério! Participe das aulas, tire dúvidas com os professores, entregue tarefas e trabalhos dentro do prazo, leia os textos complementares, etc. Seus resultados na faculdade serão importantes pelo resto da vida, pois eles ajudam a construir uma boa base para a sua carreira.

4) Frequente as festas, faça amigos

Ao mesmo tempo que você deve estudar bastante, durante a faculdade você terá tempo para frequentar festas e sair com os amigos. Esses momentos são importantes tanto no âmbito social quanto no profissional: fazer novos amigos na universidade é o primeiro passo para construir seu networking – a sua rede de contatos.

5) Participe de atividades acadêmicas

Essa é para os alunos engajados: a universidade oferece diversas atividades de integração e participação acadêmica, como a Atlética, o Diretório Acadêmico e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Nessas organizações você vai aprender a lidar com problemas e responsabilidades, habilidades importantes para qualquer futuro profissional.

6) Faça estágios

Não deixe para entrar no mercado de trabalho depois de formado. Você pode aproveitar a faculdade procurando por estágios na sua área. Existem oportunidades de trabalho até dentro da própria universidade, que são as bolsas de treinamento profissional. Muitas dessas atividades são remuneradas e podem ajudar nas suas despesas durante o curso.

7) Planeje sua vida

Às vezes, a faculdade pode ser estressante; para conseguir conciliar as aulas com as atividades extras e de lazer você deve se planejar. Crie um plano de estudos com metas, use uma agenda e marque nela compromissos e prazos importantes. Procure manter um equilíbrio para não deixar outros âmbitos da vida de lado, como trabalho, amizades, família.

8) Procure projetos de pesquisa ou monitoria

Outra forma de aproveitar a faculdade é participar de projetos de pesquisa. Essas atividades contam bastante para seu currículo. Procure algum professor que esteja precisando de um monitor, além de aprender mais e poder ajudar outros colegas, você estará dando um passo importante se pretende seguir uma carreira acadêmica.

9) Matricule-se em aulas extracurriculares

As possibilidades dentro de uma universidade são inúmeras. Matricule-se em disciplinas extracurriculares ou de outros cursos. Aproveite o conhecimento de diversas áreas que está dentro da universidade. Assim, você terá uma formação muito mais completa!

10) Participe de eventos, seminários e workshops

Além de trazer mais conhecimento para a sua formação acadêmica e debater temas atuais da sua futura profissão, esses eventos são uma ótima oportunidade para conhecer profissionais e especialistas da área, aumentando ainda mais o seu networking.

Fonte: Portal Ecaderno

 

Gostou? Compartilhe!
error20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *