LICENCIATURA

  • Educação Física

    Duração: 3 anos

     

    Mercado de Trabalho: O campo de atuação do profissional de Licenciatura em Educação Física é pleno nos serviços à sociedade nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento humano, através das atividades físicas, esportivas e similares, tais como ginástica, jogos, danças, artes marciais e exercícios físicos na educação básica, com crianças e adolescentes nas escolas públicas e privadas.

    O Curso: O curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Carlos Drummond de Andrade opta pela formação ampla, generalista, oferecendo ao aluno o conhecimento que possibilite a trabalhar nas mais diversas possibilidades da área como a Educação Infantil (Compreendendo os aspectos da infância, intervindo para estimular o desenvolvimento motor rudimentar, desenvolvendo aspectos cognitivos básicos e o desenvolvimento afetivo), a Educação no Ensino Fundamental (Desenvolvimento dos conhecimentos sobre o corpo, desde os aspectos morfológicos como nos aspectos psicossociais. Desenvolvimento de Cognitivo e Motor por meio de jogos, brincadeiras, diversas modalidades esportivas e atividades rítmicas e expressivas, como danças), a Educação no Ensino Médio (Consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental; Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual do pensamento crítico; Desenvolvimento de conteúdo relacionado à Aptidão Física e a Saúde; Educação para a Saúde) e a Educação Especial (Educação Física inclusiva com a: Identificação dos diferentes tipos de deficiências e como trabalhar com elas; Identificação das necessidades dos alunos da turma; Identificação dos espaços de aula e possíveis adaptações; Adaptação e inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades propostas). Dentro destas perspectivas, o curso de LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA na FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE visa contemplar a grande e crescente demanda da área do Licenciado em Educação Física, tendo em vista o crescimento expressivo do mercado de trabalho, profissionais capacitados e com amplo conhecimento são cada vez mais necessários.

     

    Área de Atuação:

    Escolas Públicas e Privadas de Educação Infantil

    Escolas Públicas e Privadas de Educação Fundamental

    Escolas Públicas e Privadas de Ensino Médio

  • Matemática

    O Curso
    Tendo como objeto de trabalho específico os processos de ensino e de aprendizagem na área de exatas, o Licenciado em Matemática pela Drummond, diante da emergência e diversificação dos espaços educativos na atualidade, tem ampliado as possibilidades de sua inserção profissional tanto em escolas como para além dos espaços escolares, atuando também em empresas voltadas para as áreas: administrativa, comercial, financeira e afins, sendo foco desse profissional a relação de dados estatísticos para o desenvolvimento pleno nessa área.


    Mercado de Atuação:
    Ao final do curso o aluno estará habilitado a atuar como professor de matemática no Ensino Fundamental, II, Médio e Técnico, Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este é um mercado bastante concorrido e em constante expansão, tanto no setor público quanto no privado. O matemático também poderá atuar em empresas junto à área: administrativa, financeira, comercial e afins.


    Informações
    Atos Autorizativos: Autorizado pelo Ministério da Educação – Portaria nº 340, de 29 de maio de 2014

  • Pedagogia

    Duração:
    6 semestres/ 3 anos


    O Curso

    Tendo como objeto de trabalho específico os processos de ensino e de aprendizagem, o Licenciado em Pedagogia Drummond, diante da emergência e diversificação dos espaços educativos na atualidade, tem ampliado as possibilidades de sua inserção profissional tanto em escolas tradiconais como para além dos espaços escolares, atuando em clínicas psicopedagógicas, programas de terapia ocupacional, empresas, serviços de difusão e de comunicação de massa, serviços de saúde, desenvolvimento de ações educativas em organizações não governamentais e em outros espaços de educação não formal..

     

    Mercado de trabalho:

    Ao final do curso o aluno estará habilitado a atuar como pedagogo na Educação Infantil, anos iniciais do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos em nível de alfabetização (EJA), Administração Escolar e Supervisão Escolar. Este é um mercado bastante concorrido e em constante expansão, tanto no setor público quanto no privado. O pedagogo também poderá atuar em empresas junto à área de Recursos Humanos auxiliando na organização e coordenação de cursos, na supervisão e direção escolares, bem como em Organizações não-governamentais.

    .

    Área de Atuação:

    • Redes pública e particular de ensino (como professor)

    • Empresas de Consultoria e Assessoria na área

    • Gestão da Educação em Empresas e Projetos Sociais

    • Orientação Educacional e Supervisão Escolar

    • Elaboração de Projetos Educacionais

    • Fundações e ONG’s que ofereçam a Educação Infantil

      e primeiros anos do ensino fundamental

    • Instituições que trabalhem com Portadores de Necessidades Especiais

    • Treinamentos de Recursos Humanos

    • Projetos pedagógicos hospitalares

    Informações:
    Formação: Pedagogo
    Turno: Matutino/noturno
    Coordenador: Rosana Auricchio
    Atos Autorizativos: Portaria de autorização nº 1252 de 11 de agosto de 2009.