Firmado acordo de formação acadêmica para treinadores profissionais de futebol

Iniciativa da Faculdade Drummond e do Sindicato dos Treinadores atende à recomendação da Fifa

A Faculdade Drummond e o Sindicato dos Treinadores Profissionais (Sintrefut) assinaram, nesta terça-feira, 26, acordo de cooperação na formação acadêmica de treinadores profissionais que atuam no Brasil. O convênio, inédito no País, oferecerá aos técnicos a formação superior no curso de Gestão de Futebol, através de bolsas de estudos.

A formação acadêmica de treinadores de futebol é recomendada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol), e uma determinação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Segundo a entidade nacional, até 2020 todos estes profissionais de futebol, para atuarem no País, deverão ter capacitação acadêmica especializada.

“Esse acordo representa um marco importante, não só para a área acadêmica, mas, sobretudo para o futebol, uma vez que o mundo todo está se preparando para capacitar seus treinadores. Essa união, entre a academia e os treinadores, fará com que tenhamos uma nova realidade dentro do futebol brasileiro”, afirma o reitor da Faculdade Drummond, professor Osmar Basílio. “Não temos, ainda no Brasil, um curso que seja equânime para a formação do treinador de futebol. Essa é a primeira iniciativa que entendemos que irá realmente qualificar o treinador”, complementa o presidente do Sintrefut, Marcos Boccatto.

A capacitação de treinadores em curso superior já é uma realidade na Europa, Ásia e América do Norte. Na América do Sul, países como Argentina e Uruguai adotam essa prática. O curso de Gestão de Tecnologia em Futebol da Drummond tem duração de 2 anos e possibilita conhecer técnicas de treinamento esportivo, arbitragem e de gestão voltadas ao futebol, além de trabalhar atividades relacionadas à modalidade esportiva, evidenciando aspectos táticos e físicos de atletas. No escopo da parceria, pessoas vinculadas ao Sintrefut poderão, ainda, ingressar nos cursos de Educação Física e Gestão Desportiva com condições financeiras exclusivas.

O convênio também é um passo na direção do que prevê o Projeto de Lei 7560/14, do deputado José Rocha, em trâmite na Câmara dos Deputados. Caso aprovado, irá regulamentar a Lei do Treinador Profissional de Futebol, de 1993. A proposta permite que trabalhem como técnico de futebol, aqueles profissionais que façam curso de formação de treinadores.

Assessoria de Comunicação – Grupo Educacional Drummond
Marcel Andrade Paulo – (11) 2942-1488 / (11) 9 6762-3333