EAD - METODOLOGIA E ORGANIZAÇÃO

  • Metodologia do Ensino de Artes

    Duração
    Aproximadamente 9 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Educadores, professores, pedagogos, psicólogos e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da Educação ligada às Artes.


    O Curso
    O curso de especialização em Metodologia do Ensino de Artes tem por objetivo a ampliação do conhecimento teórico sobre a natureza, o valor e o significado de Arte na Educação, num contexto em que a escola se traduz em um ambiente transformador e produtor de novos conhecimentos. Oferece condições para compreensão do que ocorre no plano da expressão e do significado ao interagir com as Artes como objeto de conhecimento para ampliação da sensibilidade, percepção, reflexão e imaginação. Qualifica também os professores de Artes em geral para atuação nas diferentes linguagens – artes visuais, música, teatro e dança –, integrando métodos e técnicas para inovação da prática pedagógica no Ensino das Artes.


    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM (E-LEARNING)
    TÓPICOS GERAIS EM EDUCAÇÃO
    Teorias da Aprendizagem 30h
    Educação Inclusiva 30h
    Metodologia de Ensino 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar 30h
     
    Carga horária do Núcleo Comum 120h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO
    FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DE ARTES
    Arte na Educação Escolar 30h
    Filosofia da Arte 30h
    Tópicos Especiais em História da Arte 30h
    Comunicação e Semiótica 30h
     
    LINGUAGENS DAS ARTES NA EDUCAÇÃO
    Linguagem das Artes Visuais 30h
    Linguagem da Música 30h
    Linguagem do Teatro 30h
    Linguagem da Dança 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Específico 300h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 420h

    *A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.


    Informações
    Formação: 
    Metodologia do Ensino de Artes
    Unidades: O Núcleo Comum será realizado por meio da metodologia e-learning. 
    Coordenador:
     Valentina Daldegan

  • Metodologia do ensino de Biologia e Química

    Duração
    Aproximadamente 9 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Educadores, professores, pedagogos, psicólogos e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da Educação ligada à Biologia ou à Química.


    O Curso
    Este curso visa conduzir os professores a imprimir rumos seguros em sua atuação nas áreas de Bio­logia e Química, o que implica em apreender os saberes essenciais para realizar as transposições didáticas necessárias. Construir, desenvolver e avaliar materiais didáticos a partir de novas metodo­logias, assim como desenvolver a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, com novos métodos pedagógicos, vinculados ao ambiente de trabalho. Além disso, os profissionais poderão avaliar o uso das estratégias e recursos, tendo em vista as especificidades dos contextos escolares, bem como compreender o papel do educador e o espaço da sala de aula numa perspectiva histórico-filosófica e cultural.


    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM (E-LEARNING)
    TÓPICOS GERAIS EM EDUCAÇÃO
    Teorias da Aprendizagem 30h
    Educação Inclusiva 30h
    Metodologia de Ensino 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar 30h
    Carga horária do Núcleo Comum 120h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO
    O ENSINO DE BIOLOGIA E DE QUÍMICA NO COTIDIANO
    O Ensino de Química e o Cotidiano 30h
    O Professor Pesquisador no Ensino de Ciências 30h
    Fundamentos Filosóficos no Ensino de Ciências Naturais 30h
    O Ensino de Biologia e o Cotidiano 30h
     
    DIDÁTICA E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA
    Fundamentos Históricos no Ensino de Ciências 30h
    Inserção do Lúdico no Ensino de Biologia e Química 30h
    Didática e Avaliação na Aprendizagem em Biologia 30h
    Didática e Avaliação na Aprendizagem de Química 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Específico 300h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 420h

    *A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.


    Informações
    Formação: 
    Metodologia do Ensino de Biologia e Química
    Unidades: O Núcleo Comum será realizado por meio da metodologia e-learning. 
    Coordenador:
      Valentina Daldegan

  • Metodologia do Ensino de Educação Física

    Duração
    Aproximadamente 9 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Educadores, professores, pedagogos, e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da Educação ligada à Educação Física.

    O Curso
    O curso de Metodologia do Ensino de Educação Física objetiva oferecer subsídios teóricos ao pro­fessor que o ajude a planejar, ministrar, avaliar e transformar suas aulas em uma intervenção peda­gógica integrada, dinâmica e inovadora, percebendo o progresso de seus alunos. Permite ao aluno ampliar a sua compreensão sobre a Educação Física escolar enquanto componente curricular da educação fundamental ao ensino médio, considerando sua normatização e os princípios curriculares do conhecimento específico da área. O curso visa favorecer a organização de sua ação no projeto político pedagógico, nas propostas curriculares e nos programas de ensino permeado por discussões que envolvam a inclusão e a diversidade cultural; bem como estimulando a análise crítica sobre os métodos e metodologias de ensino-aprendizagem da Educação Física sobre as dife­rentes concepções de ensino pertinentes à área.

    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM (E-LEARNING)
    TÓPICOS GERAIS EM EDUCAÇÃO
    Teorias da Aprendizagem 30h
    Educação Inclusiva 30h
    Metodologia de Ensino 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar 30h
    Carga horária do Núcleo Comum 120h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO
    FUNDAMENTOS BÁSICOS
    Diretrizes Curriculares e Planejamento para a Educação Física Escolar 30h
    A Educação Física e outras disciplinas: Jogos e Brincadeiras 30h
    Inclusão no Âmbito Escolar 30h
    Pedagogia do Movimento Humano 30h
     
    CRIATIVIDADE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
    O Lazer, o Lúdico e a Recreação no Ambiente Escolar 30h
    Ginástica: Atividades e Expressões Rítmicas 30h
    Criatividade na Utilização de Recursos Materiais e Espaços Físicos 30h
    Elaboração de Projetos para Temas Transversais em Educação Física Escolar 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Específico 300h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 420h

    A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.


    Informações
    Formação: 
    Metodologia do Ensino de Educação Física
    Unidades: O Núcleo Comum será realizado por meio da metodologia e-learning.
    Coordenador:
     Marcos Ruiz da Silva

  • Metodologia do Ensino de História e Geografia

    Duração
    Aproximadamente 9 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Educadores, professores, pedagogos, psicólogos e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da Educação ligado à História ou à Geografia.


    O Curso
    O curso de especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pretende fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a atividade de docência no ensino fundamental e médio. Constituindo campos de saberes distintos, as disciplinas de História e Geografia tomam por objeto de pesquisa a sociedade humana, no tempo e no espaço, respectivamente fazendo com que esta abordagem dialógica seja um dos mais importantes diferenciais do curso, fomentando uma for­mação mais ampla do docente. Além disso, visa proporcionar a instrumentalização para atuação em sala de aula a partir da articulação entre teoria e prática, assim como possibilitar ao professor uma reflexão sobre sua atuação profissional, levando a mudanças significativas na sua prática pe­dagógica.


    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM (E-LEARNING)
    TÓPICOS GERAIS EM EDUCAÇÃO
    Teorias da Aprendizagem 30h
    Educação Inclusiva 30h
    Metodologia de Ensino 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar 30h
    Carga horária do Núcleo Comum 120h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO
    DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E PESQUISA NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
    Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de História 30h
    Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia 30h
    Professor Pesquisador em Educação Histórica 30h
    Professor Pesquisador em Educação Geográfica 30h
     
    OS SABERES E SUAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
    Fundamentos Epistemológicos da História 30h
    Fundamentos Epistemológicos da Geografia 30h
    O Ensino de História e suas Linguagens 30h
    O Ensino de Geografia e suas Linguagens 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Específico 300h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 420h

    *A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.


    Informações
    Formação: 
    Metodologia do Ensino de História e Geografia
    Unidades: O Núcleo Comum será realizado por meio da metodologia e-learning.
    Coordenador:
      Luis Fernando Lopes

  • Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira

    Duração
    Aproximadamente 9 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Profissionais da Educação nas áreas de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira e demais profissionais de outras graduações que desejam atuar no ensino de línguas.

    O Curso
    O curso oferece oportunidades de desenvolvimento profissional a distância para professores de língua portuguesa e de língua estrangeira, globalizando conhecimentos e ampliando a rede de contatos profissionais. Possibilita, também, a esses profissionais a oportunidade de refletir sobre as diferentes abordagens metodológicas e as diversas técnicas aplicadas na prática do ensino de primeira e segunda língua; assim como propicia a análise de estratégias que permitem a maximização do processo de ensino-aprendizagem.

    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM (E-LEARNING)
    TÓPICOS GERAIS EM EDUCAÇÃO
    Teorias da Aprendizagem 30h
    Educação Inclusiva 30h
    Metodologia de Ensino 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar 30h
    Carga horária do Núcleo Comum 120h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO
    DIDÁTICA E AVALIAÇÃO
    Didática do Ensino e Avaliação da Aprendizagem em Língua Portuguesa 30h
    Didática do Ensino e Avaliação da Aprendizagem em Língua Estrangeira 30h
    Estudos Linguísticos dos Problemas Estruturais aos Novos Campos de Pesquisa 30h
    Produção e Avaliação de Materiais Didáticos em Língua Materna e Estrangeira 30h
     
    COMUNICAÇÃO
    Estudos Literários e Culturais na Sala de Aula de Língua Portuguesa e Estrangeira 30h
    Compreensão e Produção de Textos em Língua Materna e Estrangeira 30h
    Comunicação e Tecnologia no Ensino de Línguas 30h
    Teoria e Prática da Tradução 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Específico 240h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 420h

    *A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.


    Informações
    Formação: 
    Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira
    Unidades: O Núcleo Comum será realizado por meio da metodologia e-learning. Material didático: livros
    Coordenador:
     Regina Célia Pinheiro de Moraes

  • Metodologia do Ensino de Matemática e Física

    Duração
    Aproximadamente 9 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Educadores, professores, pedagogos, e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da educação ligada à Matemática ou à Física.


    O Curso

    O curso de especialização em Metodologia do Ensino de Matemática e Física têm como objetivo principal oferecer aos professores uma formação continuada que contemple as atuais tendências no processo de ensino, aprendizagem e avaliação dessas áreas de conhecimento. Visa o aprofundamento das temáticas específicas do desenvolvimento de cada uma dessas áreas, de modo a contribuir para a compreensão e o desenvolvimento do conhecimento científico em Matemática e Física. Orientado para a formação de professores pesquisadores e atento à necessária articulação entre teoria e práti­ca, o curso é voltado para a reflexão, investigação e elaboração própria dos profissionais da educação, conduzindo-os à ressignificação de saberes docentes, bem como na construção de novos saberes.

    Por meio do desenvolvimento das diferentes disciplinas que compõem o curso, pretende-se aprimorar competências que favoreçam a criatividade e a autonomia dos professores de Matemática e Física, contribuindo para a construção de saberes docentes que enfatizem mais a compreensão significativa de conceitos, procedimentos e atitudes favoráveis ao ensino dessas disciplinas do que a aplicação de fórmulas e/ou algoritmos.



    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM (E-LEARNING)
    TÓPICOS GERAIS EM EDUCAÇÃO
    Teorias da Aprendizagem 30h
    Educação Inclusiva 30h
    Metodologia de Ensino 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar 30h
    Carga horária do Núcleo Comum 120h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO
    SABER DOCENTE E PROFESSOR PESQUISADOR
    Didática e Avaliação em Física 30h
    Didática e Avaliação em Matemática 30h
    Professor Pesquisador no Ensino da Física 30h
    Professor Pesquisador em Educação Matemática 30h
     
    TÓPICOS ESPECIAIS
    Jogos e Modelagem na Educação Matemática 30h
    Tópicos Especiais em Tecnologias e Tratamento da Informação 30h
    Tópicos Especiais da História da Física e da Matemática e de seu Ensino 30h
    Tópicos Especiais em Física Moderna 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Específico 300h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 420h

    *A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.


    Informações
    Formação: 
    Metodologia do Ensino de Matemática e Física
    Unidades: O Núcleo Comum será realizado por meio da metodologia e-learning.
     Coordenador:
      Rodrigo Braz Martins

  • Metodologia do Ensino na Educação Superior

    Duração
    Aproximadamente 9 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Educadores, professores, pedagogos, psicólogos e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da Educação em nível superior.

    O Curso
    O curso tem o propósito de consolidar e ampliar as competências dos profissionais com diferentes formações acadêmicas – licenciados ou não, com ou sem experiência neste nível de ensino – que já atuam ou pretendem atuar como docentes em cursos superiores. Para tanto, propõe-se a oferecer um espaço de percepção e desenvolvimento de um conjunto de saberes, procedimentos, recursos, atitudes e habilidades necessárias à realização do trabalho pedagógico na educação superior, promovendo a reflexão crítica e o fazer pedagógico mais consistente no cotidiano da sala de aula.


    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM (E-LEARNING)
    TÓPICOS GERAIS EM EDUCAÇÃO
    Teorias da Aprendizagem 30h
    Educação Inclusiva 30h
    Metodologia de Ensino 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar 30h
    Carga horária do Núcleo Comum 120h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO
    IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
    Processo Avaliativo na Educação Superior 30h
    Mediações Tecnológicas na Educação Superior 30h
    Educação Superior Brasileira: Política e Legislação 30h
    Aprendizagem do Aluno Adulto: Implicações para a Prática Docente 30h
     
    PROCESSOS NA APRENDIZAGEM
    Pesquisa como Princípio Educativo 30h
    Gestão da Instituição de Ensino e Ação Docente 30h
    Relação Professor-Aluno-Conhecimento 30h
    Organização e Estratégias Pedagógicas 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Específico 300h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 420h

    *A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.


    Informações
    Formação: 
    Metodologia do Ensino na Educação Superior
    Unidades: O Núcleo Comum será realizado por meio da metodologia e-learning. 
    Coordenador:
     Luis Fernando Lopes

  • Metodologia do Ensino Religioso

    Duração
    Aproximadamente 9 meses de aula mais 6 meses de TCC*

    Mercado de Trabalho

    Educadores, professores, pedagogos, e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da Educação.

    O Curso

    Este curso é destinado a professores das diferentes áreas do conhecimento e pedagogos que atuam ou pretendem atuar no Ensino Religioso. A maioria dos estados solicita que estes profissionais sejam portadores de um diploma de licenciatura, tenham uma formação complementar com cursos de es­pecialização na área de fundamentos e metodologia do Ensino Religioso, demonstrem capacidade de atender a pluralidade cultural e religiosa brasileira – sem proselitismo – e se comprometam com os princípios básicos da convivência social e da cidadania, vivenciando a ética própria aos profissionais da educação. Desta forma, este curso visa contribuir na profissionalização dos docentes para esta área do conhecimento. Todos os professores que orientaram as disciplinas são pesquisadores com produção e experiência na área da formação de professores para o Ensino Religioso.

    O curso tem por objetivo proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no seu contexto sociocultural, além de subsidiar o profissional com uma metodologia adequada para oferecer o desenvolvimento de atitudes de respeito diante da alteridade das tradições religiosas.



    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM
    TÓPICOS GERAIS EM EDUCAÇÃO
    Teorias da Aprendizagem 30h
    Educação Inclusiva 30h
    Metodologia de Ensino 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar 30h
    Carga horária do Núcleo Comum 120h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO
    FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E PEDAGÓGICOS DO ENSINO RELIGIOSO
    História e Legislação do Ensino Religioso 30h
    Fundamentos Pedagógicos do Ensino Religioso 30h
    Epistemologia do Ensino Religioso 30h
    Cultura brasileira e Educação 30h
     
    ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DO ENSINO RELIGIOSO
    Cultura Religiosa 30h
    Espaço do Sagrado 30h
    Metodologia do Ensino Religioso de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental 30h
    Metodologia do Ensino Religioso dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Específico 300h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 420h

    *A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.



    Informações
    Formação: 
    Metodologia do Ensino Religioso
    Unidades: Este curso é realizado através da metodologia e-learning*, exclusivamente pela internet, devendo o aluno acessar as aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). *O aluno deverá comparecer ao Polo de Apoio Presencial para as avaliações presenciais e apresentação do TCC
    Coordenador:
     Luis Fernando Lopes
    http://www.uninter.com/posead/curso/metodologia-do-ensino-religioso

  • Metodologia do Ensino Superior

    Duração
    Aproximadamente 9 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Educadores, professores, pedagogos, e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da Educação.


    O Curso

    Este curso é destinado a professores das diferentes áreas do conhecimento e pedagogos que atuam ou pretendem atuar no Ensino Religioso. A maioria dos estados solicita que estes profissionais sejam portadores de um diploma de licenciatura, tenham uma formação complementar com cursos de es­pecialização na área de fundamentos e metodologia do Ensino Religioso, demonstrem capacidade de atender a pluralidade cultural e religiosa brasileira – sem proselitismo – e se comprometam com os princípios básicos da convivência social e da cidadania, vivenciando a ética própria aos profissionais da educação. Desta forma, este curso visa contribuir na profissionalização dos docentes para esta área do conhecimento. Todos os professores que orientaram as disciplinas são pesquisadores com produção e experiência na área da formação de professores para o Ensino Religioso.

    O curso tem por objetivo proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no seu contexto sociocultural, além de subsidiar o profissional com uma metodologia adequada para oferecer o desenvolvimento de atitudes de respeito diante da alteridade das tradições religiosas.



    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM
    TÓPICOS GERAIS EM EDUCAÇÃO
    Teorias da Aprendizagem 30h
    Educação Inclusiva 30h
    Metodologia de Ensino 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar 30h
    Carga horária do Núcleo Comum 120h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO
    FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E PEDAGÓGICOS DO ENSINO RELIGIOSO
    História e Legislação do Ensino Religioso 30h
    Fundamentos Pedagógicos do Ensino Religioso 30h
    Epistemologia do Ensino Religioso 30h
    Cultura brasileira e Educação 30h
     
    ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DO ENSINO RELIGIOSO
    Cultura Religiosa 30h
    Espaço do Sagrado 30h
    Metodologia do Ensino Religioso de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental 30h
    Metodologia do Ensino Religioso dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Específico 300h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 420h

    *A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.


    Informações
    Formação: 
    Metodologia do Ensino Religioso
    Unidades: Este curso é realizado através da metodologia e-learning*, exclusivamente pela internet, devendo o aluno acessar as aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). *O aluno deverá comparecer ao Polo de Apoio Presencial para as avaliações presenciais e apresentação do TCC.
     Coordenador:
      Luis Fernando Lopes

  • Organização do Trabalho Pedagógico: Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar

    Duração
    Aproximadamente 12 meses de aula mais 6 meses de TCC

    O Curso
    O objetivo do curso é proporcionar ao profissional da Educação o aperfeiçoamento de conhecimentos relativos à organização do trabalho pedagógico da escola, em específico, na área de Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Gestão Escolar. Sua meta é proporcionar momentos de reflexão sobre os principais desafios da orientação, supervisão e gestão escolar oferecendo subsídios teóricos que contribuam para a superação das dificuldades vivenciadas na dia a dia da escola, promover a articulação dos processos socioeducacionais das instituições de ensino considerando a participação dos envolvidos e as condições humanas e materiais existentes, oferecer subsídios ao processo de elaboração, efetivação e acompanhamento do projeto político pedagógico, compreender o trabalho do gestor escolar para contribuir com uma educação inovadora e inclusiva e promover a atualização em relação à legislação da educação básica.


    Grade Curricular

    ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    Teorias da Aprendizagem 30h
    Educação Inclusiva 30h
    Metodologia de Ensino 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar 30h
    GESTÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
    Políticas Educacionais 30h
    Legislação Aplicada à Organização Pedagógica da Escola 30h
    Gestão Democrática 30h
    Gestão de Recursos Financeiros 30h
    ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO: ASPECTOS GERAIS
    Projeto Político Pedagógico 30h
    Perspectivas Curriculares Contemporâneas 30h
    Introdução à Orientação Educacional 30h
    Introdução à Supervisão Escolar 30h
    Carga horária do Núcleo Comum 360h
    NÚCLEO ESPECÍFICO GESTÃO ESCOLAR
    Gestão Escolar: Fundamentos 30h
    Gestão de Sistemas 30h
    Ética e Relações Interpessoais 30h
    Planejamento Estratégico 30h
    Avaliação Institucional 30h
    Carga horária do Núcleo Específico 150h
    NÚCLEO ESPECÍFICO SUPERVISÃO ESCOLAR
    Planejamento Educacional 30h
    Interdisciplinaridade 30h
    Tecnologias Inovadoras 30h
    Formação Continuada 30h
    Carga horária do Núcleo Específico 120h
    NÚCLEO ESPECÍFICO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL  
    Orientação Profissional 30h
    Dificuldades de Aprendizagem 30h
    Relação Professor – Aluno – Conhecimento 30h
    Espaços de Representatividade na Escola 30h
    Carga horária do Núcleo Específico 120h
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 810h


     



     

    Núcleo Comum do curso: 12 disciplinas
    Núcleo Específico do curso: 13 disciplinas
    Carga horária total: 810 horas
    Distribuição das disciplinas do curso em 6 ofertas


    Ofertas em 2013
    Número de Disciplinas Núcleo Comum Número de Disciplinas Núcleo Específico
    e-learning
    Total de disciplinas

    Julho

    2

    • Políticas Educacionais
    • Teorias da Aprendizagem

    2 – GE

    • Gestão Escolar: Fundamentos
    • Gestão de Sistemas

    4

    Setembro

    2

    • Gestão Democrática
    • Educação Inclusiva

    2 – SE

    • Planejamento Educacional
    • Interdisciplinaridade

    4

    Outubro

    2

    • Projeto Político Pedagógico
    • Metodologia de Ensino

    2 – OE

    • Orientação Profissional
    • Dificuldades de Aprendizagem

    4

    Janeiro de 2014

    2

    • Introdução a OE
    • Avaliação da Aprendizagem Escolar

    3 – GE

    • Ética e Relações Interpessoais
    • Planejamento Estratégico
    • Avaliação Institucional

    5

    Março

    2

    • Legislação Aplicada à OPE
    • Gestão de Recursos Financeiros

    2 – SE

    • Tecnologias Inovadoras
    • Formação Continuada

    4

    Maio

    2

    • Perspectivas Curriculares Contemporâneas
    • Introdução a SE

    2 – OE

    • Relação Professor – Aluno – Conhecimento
    • Espaços de Representatividade na Escola

    4

    Total de disciplinas

    12

    13

    25

     


    Informações
    Unidades: 100% E-learning

  • Organização Pedagógica da Escola

    Duração
    Aproximadamente 9 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Portadores de diploma de ensino superior que atuam na educação básica e na educação superior, educadores, professores, pedagogos, administradores, psicólogos e demais profissionais que atuam ou que desejam se dedicar às questões que envolvam a organização pedagógica da escola tanto de orientação, supervisão ou gestão escolar.


    O Curso
    O objetivo do curso é proporcionar ao profissional da Educação conhecimentos de organização pedagógica da escola e aperfeiçoamento das práticas em gestão dos processos pedagógicos edu­cacionais. Sua meta é proporcionar momentos de reflexão sobre os principais desafios da gestão pedagógica da escola e oferecer subsídios teóricos que contribuam na elaboração, implementação e acompanhamento do projeto político pedagógico. Há também o objetivo de ampliar e promover a atualização em relação à legislação de ensino, no que tange à educação básica.


    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM
    ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    Teorias da Aprendizagem (e-learning) 30h
    Educação Inclusiva (e-learning) 30h
    Metodologia de Ensino (e-learning) 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar (e-learning) 30h
     
    GESTÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
    Políticas Educacionais 30h
    Legislação Aplicada à Organização Pedagógica da Escola 30h
    Gestão Democrática 30h
    Gestão de Recursos Financeiros 30h
     
    ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO: ASPECTOS GERAIS
    Projeto Político Pedagógico 30h
    Perspectivas Curriculares Contemporânea 30h
    Introdução à Orientação Educacional 30h
    Introdução à Supervisão Escolar 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 420h

    *A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
    Verifique no estado e no município a formação aceita para o exercício profissional na área educacional.


    Informações
    Formação: 
    Organização Pedagógica da Escola
    Unidades: Algumas disciplinas serão realizadas por meio da metodologia e-learning.
    Coordenador:
     Marcos Soares

  • Organização Pedagógica da Escola: Gestão Escolar

    Duração
    Aproximadamente 12 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Portadores de diploma de ensino superior que atuam na educação básica e na educação superior, educadores, professores, pedagogos, administradores, psicólogos e demais profissionais que atuam ou que desejam se dedicar às questões que envolvam a organização pedagógica da escola na área de gestão escolar.


    O Curso
    O objetivo do curso é proporcionar ao profissional da Educação formação em gestão do trabalho pe­dagógico – gestão escolar. Abrange conhecimentos de organização pedagógica da escola e reflexão sobre a gestão escolar para promover a articulação dos processos sócioeducacionais das instituições de ensino considerando a participação dos envolvidos e as condições humanas e materiais existentes. É fundamental compreender o trabalho do gestor escolar para contribuir com uma educação inovado­ra e inclusiva. O curso inclui estudos sobre a legislação educacional na educação básica.


    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM
    ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    Teorias da Aprendizagem (e-learning) 30h
    Educação Inclusiva (e-learning) 30h
    Metodologia de Ensino (e-learning) 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar (e-learning) 30h
     
    GESTÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
    Políticas Educacionais 30h
    Legislação Aplicada à Organização Pedagógica da Escola 30h
    Gestão Democrática 30h
    Gestão de Recursos Financeiros 30h
     
    ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO: ASPECTOS GERAIS
    Projeto Político Pedagógico 30h
    Perspectivas Curriculares Contemporânea 30h
    Introdução à Orientação Educacional 30h
    Introdução à Supervisão Escolar 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Comum 420h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO (E-LEARNING)
    GESTÃO ESCOLAR
    Gestão Escolar: Fundamentos 30h
    Gestão Escolar: Práticas Pedagógicas 30h
    Ética e Relações Interpessoais 30h
    Planejamento Educacional 30h
    Avaliação Institucional 30h
    Mecanismos de Gestão Escolar 30h
     
    Carga horária do Núcleo Específico 180h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 600h

    *A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
    Verifique no estado e no município a formação aceita para o exercício profissional na área educacional.


    Informações
    Formação: 
    Organização Pedagógica da Escola: Gestão Escolar
    Unidades: No ato da matrícula, o aluno será registrado no núcleo comum e poderá optar pelo núcleo específico de seu interesse. O Núcleo Específico será realizado por meio da metodologia e-learning. Algumas disciplinas serão realizadas por meio da metodologia e-learning.
     Coordenador:
     Marcos Soares

  • Organização Pedagógica da Escola: Orientação Educacional

    Duração
    Aproximadamente 12 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Portadores de diploma de ensino superior que atuam na educação básica e na educação superior, educadores, professores, pedagogos, administradores, psicólogos e demais profissionais que atuam ou que desejam se dedicar às questões que envolvam a organização pedagógica da escola na área da orientação educacional.


    O Curso 
    O objetivo do curso é proporcionar ao profissional da Educação conhecimentos de organização pedagógica da escola e aperfeiçoamento das práticas em gestão dos processos pedagógicos edu­cacionais. Sua meta é proporcionar momentos de reflexão sobre os principais desafios da gestão pedagógica da escola e oferecer subsídios teóricos que contribuam na elaboração, implementação e acompanhamento do projeto político pedagógico. Há também o objetivo de ampliar e promover a atualização em relação à legislação de ensino, no que tange à educação básica.


    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM
    ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    Teorias da Aprendizagem (e-learning) 30h
    Educação Inclusiva (e-learning) 30h
    Metodologia de Ensino (e-learning) 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar (e-learning) 30h
     
    GESTÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
    Políticas Educacionais 30h
    Legislação Aplicada à Organização Pedagógica da Escola 30h
    Gestão Democrática 30h
    Gestão de Recursos Financeiros 30h
     
    ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO: ASPECTOS GERAIS
    Projeto Político Pedagógico 30h
    Perspectivas Curriculares Contemporânea 30h
    Introdução à Orientação Educacional 30h
    Introdução à Supervisão Escolar 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Comum 420h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO (E-LEARNING)
    ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    Orientação Profissional 30h
    Orientação Educacional: Práticas Pedagógicas 30h
    Dificuldades de Aprendizagem 30h
    Relações Professor e Aluno 30h
    Espaços de Representatividade na Escola 30h
    Relação Escola Comunidade 30h
     
    Carga horária do Núcleo Específico 180h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 600h

    A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
    Verifique no estado e no município a formação aceita para o exercício profissional na área educacional.


    Informações
    Formação: 
    Organização Pedagógica da Escola: Orientação Educacional
    Unidades: O Núcleo Específico será realizado por meio da metodologia e-learning. Algumas disciplinas serão realizadas por meio da metodologia e-learning.
     Coordenador:
     Marcos Soares

  • Organização Pedagógica da Escola: Supervisão Escolar

    Duração
    Aproximadamente 12 meses de aula mais 6 meses de TCC

    Mercado de Trabalho

    Portadores de diploma de ensino superior que atuam na educação básica e na educação superior, educadores, professores, pedagogos, administradores, psicólogos e demais profissionais que atuam ou que desejam se dedicar às questões que envolvam a organização pedagógica da escola na área de supervisão escolar.


    O Curso
    Portadores de diploma de ensino superior que atuam na educação básica e na educação superior, educadores, professores, pedagogos, administradores, psicólogos e demais profissionais que atuam ou que desejam se dedicar às questões que envolvam a organização pedagógica da escola na área de supervisão escolar.


    Grade Curricular

    NÚCLEO COMUM
    ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    Teorias da Aprendizagem (e-learning) 30h
    Educação Inclusiva (e-learning) 30h
    Metodologia de Ensino (e-learning) 30h
    Avaliação da Aprendizagem Escolar (e-learning) 30h
     
    GESTÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
    Políticas Educacionais 30h
    Legislação Aplicada à Organização Pedagógica da Escola 30h
    Gestão Democrática 30h
    Gestão de Recursos Financeiros 30h
     
    ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO: ASPECTOS GERAIS
    Projeto Político Pedagógico 30h
    Perspectivas Curriculares Contemporânea 30h
    Introdução à Orientação Educacional 30h
    Introdução à Supervisão Escolar 30h
     
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO* 60h
    Carga horária do Núcleo Comum 420h
     
    NÚCLEO ESPECÍFICO (e-learning)
    SUPERVISÃO ESCOLAR
    Supervisão Escolar: Fundamentos 30h
    Supervisão Escolar: Práticas Pedagógicas 30h
    Interdisciplinaridade 30h
    Tecnologias Inovadoras 30h
    Adaptações Curriculares 30h
    Formação Docente 30h
     
    Carga horária do Núcleo Específico 180h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 600h

    *A orientação metodológica para o TCC ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
    Verifique no estado e no município a formação aceita para o exercício profissional na área educacional.


    Informações
    Formação: 
    Organização Pedagógica da Escola: Supervisão Escolar
    Unidades: No ato da matrícula, o aluno será registrado no núcleo comum e poderá optar pelo núcleo específico de seu interesse. Algumas disciplinas serão realizadas por meio da metodologia e-learning.
     Coordenador:
     Marcos Soares