8 de março – Dia Internacional da Mulher

Nesta sexta-feira, 8, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data que exalta o papel das mulheres na sociedade, suas lutas por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos.

O primeiro ano em que foi comemorado o Dia da Mulher foi em 1908 nos Estados Unidos, graças a 1500 mulheres que aderiram a uma manifestação por igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista norte americano reuniu em 28 de fevereiro 3 mil pessoas em Nova York, o que culminou em uma longa greve têxtil que fechou cerca de 500 fábricas na região.

Somente em 1910 foi criada uma data anual para a celebração dos direitos da mulher durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialista na Dinamarca. A decisão foi aprovada por representantes de 17 países.

Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. No ano de 1975 comemorou-se o Ano Internacional da Mulher e em 1977, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março, data oficializada pela ONU.

Nessa data, na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões com o intuito de discutir o papel da mulher na sociedade atual.

Gostou? Compartilhe!
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *