Ministro da Educação diz que Enem irá se adaptar à Base Nacional Comum Curricular

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve seguir novo formato até 2020, disse o ministro da Educação Rossieli Soares da Silva. A prova, porta de entrada para diversas universidades, passará por transformações para se adequar às diretrizes das Base Nacional Comum Curricular.

As mudanças no Ensino Médio estão sendo debatidas em audiências públicas pelo país. O novo documento prevê que apenas as áreas de Linguagens e Matemática devem continuar como obrigatórias nos três anos do ciclo escolar. As outras áreas do conhecimento podem ser abordadas ao longo do período, de acordo com decisão da instituição de ensino.

A carga horária para os três anos do Ensino Médio é de 3.000 horas/aula. Desse total, 1.800 devem ser guiadas pela Base Nacional Comum Curricular e 1.200 serão estruturadas pelos itinerários formativos, nos quais os colégios optarão pelas disciplinas e competências que julgarem mais importantes para a formação do aluno.

O Grupo Drummond, antecipando-se às mudanças, implementou o programa Connected World, que vai muito além das aulas preparatórias para os vestibulares, Enem e processos seletivos. A estrutura elaborada pelo corpo docente propõe a inserção mais rápida e dinâmica do aluno no contexto profissional e acadêmico do século XXI.

Um dos pilares do programa é o “aprender a aprender”, que visa dar autonomia e protagonismo para o aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. A educação autônoma é uma das quatro recomendações da Unesco para a educação pós-moderna. Os conteúdos são abordados com foco nas aplicações práticas, tornando mais interessante e palatável o estudo das disciplinas.

Outra premissa do conteúdo escolar no Grupo Drummond é a educação digital. O ensino prático é realizado em modernos laboratórios, nos FabLabs Drummond, estruturas equiparadas ao que há de mais avançado em tecnologia.

O Connected World amplia a relação entre teoria e prática, o que torna a grade curricular dos colégios do Grupo Drummond alinhada às novas recomendações do Ministério da Educação. Nossos alunos estarão preparados para as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio e nos processos seletivos das grandes corporações.

Quer saber mais sobre o ensino no Colégio Drummond? Acesse nossa página.

Gostou? Compartilhe!
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *