Por que escolher um curso de Humanas?

Escolher qual o curso para prestar vestibular não é uma tarefa fácil para muitas pessoas, já que a escolha está ligada a definição da profissão, além da carreira que exercerá futuramente ao longo de sua trajetória. No entanto, saber qual área de conhecimento tem mais afinidade pode fazer com que o processo se torne mais agradável e menos doloroso.

Primeiro, o estudante precisa se conhecer melhor e analisar suas vocações, habilidades, prioridades, aptidões e pontos fracos e fortes. Avaliar as disciplinas escolares que mais tem facilidade é uma ótima opção, pois assim será possível definir ao menos a área de conhecimento de preferência.

Esse texto é direcionado para aqueles que fizeram essa reflexão e chegaram a conclusão que se interessam pela área de Humanas. O próximo passo é: qual curso fazer?

Antes de entrarmos no mérito da escolha do curso, é bom esclarecer que a área de conhecimento de Humanas é dividida entre cursos de Ciências Humanas e Sociais e cursos de Ciências Sociais Aplicadas. Vamos explicar nas próximas linhas um pouco sobre alguns cursos destas respectivas subáreas e que estão dentro da esfera de conhecimento de Humanas. Acompanhe!

Área de Humanas – Cursos de Ciências Sociais

Pedagogia
Além de ser uma profissão de suma importância para a educação e formação intelectual de uma sociedade, o curso de Pedagogia também oferece uma vasta gama de atuações após a sua conclusão. As principais frentes de trabalho deste profissional estão ligadas a escolas, seja dando aulas ou coordenando atividades da instituição. Além disso, é possível encontrar esses profissionais atuando em centros de estudos, creches ou órgãos públicos, em segmentos relacionados à educação.

Área de Humanas – Cursos Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Contábeis
O curso de Ciências Contábeis busca mensurar, analisar e testar informações econômicas de determinado órgão ou instituição, incluindo comércios e empresas. Além de atividades tributárias, o profissional de Ciências Contábeis fornece ao gestor de determinada organização as informações detalhadas e precisas no que se refere a questões burocráticas de economia, lucros, custos e despesas para avaliação e busca de resultados e/ou alternativas positivas. Esta é uma área que o mercado de trabalho sempre contratará, já que todas as empresas do país precisam prestar contas a Receita Federal anualmente.

Direito
Um dos cursos mais buscados da área de Humanas é o de Direito. A graduação dá a possibilidade do bacharel em Direito atuar em uma gama extensa de segmentos na profissão. Ao concluir o curso, o profissional poderá atuar como Advogado, desde que seja aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como autônomo ou em escritórios e em departamentos jurídicos. Atualmente, boa parte dos estudantes fazem Direito pensando nos concursos públicos para Delegado, Juiz, Promotor, dentro outros. O profissional do Direito precisa dedicar boa parte do seu tempo a leitura. Se ler não for sua praia, fuja do Direito.

Publicidade
O curso de Publicidade  tornará o estudante um profissional capacitado para trabalhar com a criação, edição ou a coordenação de campanhas e peças publicitárias nos mais diversos segmentos, sejam eles de mídia impressa, televisiva ou radiofônica. Além disso, o graduado em Publicidade e Propaganda pode atuar efetuando pesquisas de mercado, atendendo clientes que representem a agência em que trabalha, entre outras coisas. A principal função do publicitário é fazer com que a marca de seu cliente seja cada vez mais conhecida, transformando isso num aumento das vendas, seja de determinado produto, ação ou serviço. Por isso, a publicidade precisa de pessoas criativas e positivas.

Se ainda estiver em dúvida, mesmo sabendo que Ciências Humanas é sua área, talvez seja interessante buscar um orientador vocacional, que ajudará o vestibulando a se conhecer, primeiramente, para depois aliar suas habilidades e gostos com determinadas áreas ou profissões.

Fonte: www.mundoeducacao.bol.uol.com.br

Gostou? Compartilhe!
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *